UPA do Pajuçara será inaugurada em março

Crédito da imagem: Frankie Marcone

A prefeita Micarla de Sousa visitou, na tarde desta quarta-feira (30), as obras da primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Natal, no bairro do Pajuçara, zona Norte da cidade. A expectativa é que o prédio esteja pronto até o final de fevereiro e seja inaugurado em março, após a instalação dos equipamentos, com capacidade para atender mais de 300 pessoas por dia.

“Essa unidade deve desafogar os postos de saúde da zona Norte, já que dados do Samu informam que 90% da procura por nossas unidades são de casos de urgência e emergência”, destacou Micarla de Sousa. Ela lembrou que, com a nova estrutura, a população da região terá a garantia de atendimento de clínicos e pediatras as 24 horas do dia.

A prefeita ressaltou também a importância de já terem sido garantidas quatro UPAs para Natal, através do Ministério da Saúde, com contrapartida do Município, e afirmou que todas deverão entrar em funcionamento até o final de 2010. A segunda UPA de Natal será construída Cidade da Esperança e deve começar a atender a população a partir de junho, ou julho do próximo ano. O objetivo final é que todas as quatro regiões tenham pelo menos uma UPA, sendo que a zona Norte irá receber uma segunda unidade.

Acompanhando a prefeita, a secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, ressaltou a importância da UPA do Pajuçara, dentro do projeto de reformulação da saúde municipal. “A estimativa é que 90% dos casos que cheguem até aqui sejam solucionados na própria UPA e somente 10% tenham de ser remanejados para uma unidade de alta complexidade, como o Hospital Walfredo Gurgel”, enfatizou.

Somente na construção das unidades do Pajuçara e da Cidade da Esperança serão investidos R$ 7,3 milhões, sendo R$ 4,6 milhões do Governo Federal e R$ 2,7 milhões de recursos da Prefeitura. A administração municipal também investirá R$ 1,7 milhão para equipar a UPA da zona Norte. “Os processos de compra dos equipamentos já estão todos em andamento”, informou Ana Tânia.

Secretário adjunto de Operações da Secretária Municipal de Obras (Semopi), Sueldo Florêncio lembrou que se trata de uma obra diferenciada, uma vez que prevê paredes com isolamento térmico e acústico, para total climatização, e não deixará arestas entre o piso e as paredes, nem entre as paredes e o forro. “Isso é importante quando se trata de uma unidade de saúde”, afirmou.

Quem também esteve presente à visita foi o assessor de Gestão Integrada da Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro, André Girdwood. O estado fluminense é pioneiro na implantação das UPAs e já conta com 22 unidades do tipo. “A população do Rio tem respondido muito satisfatoriamente ao atendimento nas UPAs e acho que esse foi um dos motivos para a prefeita Micarla de Sousa trazer esse modelo para Natal”, declarou.

Serviços

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana, com consultórios de pediatria e clínica médica, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Governo Federal, que prevê a instalação de 500 dessas unidades em todo o Brasil.