Prefeita visita obras de UPA do Pajuçara

A prefeita Micarla de Sousa realizará uma visita, na tarde desta quarta-feira (30), às obras da primeira Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA) de Natal, no bairro do Pajuçara, zona Norte da cidade. A visita está marcada para as 16h e, na oportunidade, a chefe do Executivo Municipal vai acompanhar o andamento dos trabalhos de construção, a cargo da empresa HW Engenharia Ltda.

A segunda UPA de Natal já tem localização definida, o bairro de Cidade da Esperança, na zona Oeste, e outras duas também já foram garantidas junto ao Governo Federal e irão contemplar as regiões Sul e Leste do município. As duas primeiras unidades representam um investimento de R$ 7,3 milhões, sendo R$ 4,6 milhões da União e R$ 2,7 milhões da Prefeitura do Natal

UPAs são serviços pré-hospitalares fixos, específicos para pequenas e médias urgências e emergências, com atendimento em tempo integral. As unidades funcionam 24 horas, durante os sete dias da semana. Elas têm consultórios de pediatria, clínica médica e odontologia, além de laboratório para a realização de exames e salas de raios-X, gesso, sutura, medicação e nebulização.

As UPAs fazem parte da Política Nacional de Atenção às Urgências, do Governo Federal, que prevê a instalação de 500 dessas unidades em todo o Brasil.