Jovens da Casa de Passagem se tornam desbravadores


Jovens da Casa de Passagem se tornam desbravadores

No dia da inauguração da Casa de Passagem III, em Capim Macio, ainda no meio do ano, estavam entre os adolescentes e autoridades, uma equipe da organização do Clube dos Desbravadores, que desenvolve em todo o mundo atividades para jovens entre 10 e 15 anos. A pedido da Secretária Municipal de Trabalho e Assistência Social, Rosy de Sousa os coordenadores dos Desbravadores deram início a um trabalho de amor, alegria e espírito de aventura.

 

“Esta é a idade é de mudanças, e na maioria das vezes, as crianças não estão preparadas. Não entendem o que está acontecendo consigo e muitas vezes não são entendidas. É uma fase de instabilidade, quando o juvenil se sente sem lugar”, ressalta o coordenador estadual do Desbravadores, Erinaldo Costa.

 

 A Casa de Passagem é uma modalidade de abrigo emergencial que tem como missão acolher crianças e jovens, que por algum razão, se encontram em caráter de risco ou vulnerabilidade social, pessoal ou emocional, e por isso o equilíbrio e a oportunidade de inclusão é tão importante para eles. “Sem dúvida esse foi um ano de grandes desafios e conquistas para toda a equipe que atua com as Casas de Passagem, em especial a III. Tivemos resistência da comunidade do bairro no momento da instalação da Casa, mas quando mostramos nossa proposta de trabalho acabamos por conquistar os moradores, que hoje são também nossos parceiros, assim como os Desbravadores que desde a inauguração participam ativamente para o desenvolvimento humano de cada acolhido. Somos gratos por esse trabalho com nossos jovens”, declara a secretária.

 

 Ao todo 18 meninos e meninas participaram toda segunda das reuniões dos Desbravadores realizadas no própria Casa, com aulas sobre cidadania, amor ao próximo e a Deus, meio ambiente, habilidades manuais, entre tantos assuntos importantes. E agora no final do ano chegou a hora de mostrar os conhecimentos adquiridos. Uma prova foi aplicada, e 8 jovens conseguiram a aprovação, os demais continuam estudando para uma nova prova.

 

 Os aprovados, serão condecorados hoje (28), às 15h, na Casa de Passagem III, com uma cerimônia de investidura com colocação de um dos principais símbolos do Clube, o Lenço amarelo. A cor significa excelência, primor em tudo que se faz. “A partir de agora eles saberão que tudo o que fizerem, na escola, na Casa, na rua, onde quer que estejam, deverá ser feito com excelência, da melhor maneira possível”, explica o coordenador.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389