As atividades práticas da capacitação Atenção e o Cuidado da Saúde Bucal da Pessoa com Deficiência, realizado pelo Ministério da Saúde e em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, começaram nesta quarta-feira (16) no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) Morton Mariz, na Ribeira. A capacitação é voltada para cirurgiões-dentistas e auxiliares de saúde bucal que atuam na Atenção Básica e nos CEOs de Natal.
Segundo a coordenadora estadual de Saúde Bucal pelo Ministério da Saúde, Áquila Dantas, existe em todo o Rio Grande do Norte aproximadamente 820 mil habitantes com deficiências e só há quatro especialistas para atender a todo esse público. Durante o curso, os participantes verão tópicos sobre manejo, definições de deficiências e também Autismo e Transtorno Mental.
“No Brasil inteiro, há 540 especialistas para atender 45 milhões de deficientes e como é uma especialidade nova, o programa Viver sem Limites, do Governo Federal, passou a capacitar dentistas e auxiliares de todo o Brasil para atender todo esse público nas unidades de saúde, ampliando a rede de atenção e cuidado à saúde bucal em todo o país”, destacou Áquila Dantas.
O diretor do CEO Morton Mariz, o cirurgião buco-maxilo-facial Walmir Nunes, falou que a capacitação dos profissionais é importante para que eles possam levar os conhecimentos adquiridos para as unidades de saúde onde estão lotados e possam, assim, ampliar e melhorar a rede de atendimento aos pacientes com deficiências ou que necessitem de uma atenção e manejo diferenciado, como no caso de autistas e portadores de transtornos mentais severos.
“A grande importância é transformar o seu local de trabalho com a capacitação dessas pessoas, exercendo a sua atividade de acordo com as necessidades do público. Conversei com todos os participantes no início desta manhã, para que eles possam elevar a qualidade de vida dos usuários do Sistema Único de Saúde de Natal com deficiência”.
A cirurgiã-dentista da Unidade de Estratégia de Saúde da Família do KM 06, Ana Clara Guedes, afirmou que outro motivo que a levou a procurar a formação foi a possibilidade de inclusão destes pacientes aos cuidados bucais, que muitas vezes é praticamente inexistente para eles por suas limitações físicas e/ou intelectuais. "Sem dúvida, contribuir para a melhoria da qualidade de vida e de assistência à saúde para essas pessoas é o maior dos benefícios que conquistamos aqui. Está sendo uma experiência ótima e gratificante".
Segundo a responsável pelo Núcleo de Saúde Bucal da SMS, Sandra Raissa, as atividades práticas serão desenvolvidas até o próximo sábado (19), com atendimentos a pacientes pré-selecionados pela equipe de Saúde Bucal da SMS. O curso completo tem duração de 160 horas-aula, sendo 120h que já foram desenvolvidas a distância (módulos teóricos) e 40h presenciais (módulo clínico-assistencial), que começou hoje, no CEO Morton Mariz.