Aves silvestres são apreendidas nos bairros de Neópolis e Alecrim
Bonitos, coloridos e donos dos mais variados cantos, os pássaros são encantadores, mas só podem ser admirados se estiverem no lugar a que pertencem: a natureza. Manter animais silvestres em cativeiro é crime, e em Natal cabe à Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) fiscalizar essa infração. Na manhã desta terça-feira (15), mais 27 pássaros foram apreendidos nos bairros do Alecrim e Neópolis, nas zonas Leste e Sul, respectivamente.
A operação resultou na autuação de quatro pessoas que vão responder por crime ambiental de acordo com a lei federal Nº 9.605/ 1998. Os pássaros foram apreendidos pelos agentes da Delegacia Especializada em Proteção ao Meio Ambiente (Deprema), que atuam em parceria com a Semurb no combate ao tráfico de animais, e entregues à equipe de fiscalização ambiental da pasta, responsável pela soltura das aves.
Sete aves das espécies sibite (3), azulão (1), periquito (1), papa capim(1) e golinha (1) estavam numa oficina mecânica em Neópolis. Enquanto que outras seis numa residência do bairro, sendo dois cururuta, três sibites e um azulão. Já no Alecrim, mais catorze pássaros foram apreendidos, onze sob a posse de um homem que já havia sido autuado anteriormente pelo comércio ilegal de aves e mais três com o vizinho dele. As espécies recuperadas foram: azulão, sabiá, galo de campina, sanhaço, sibite, canário da terra e papa capim.
O mesmo trabalho de inteligência, que faz um mapeamento e identifica as áreas onde há maior concentração de criadores de animais silvestres, foi realizado em agosto nos bairros Santos Reis e Redinha. Na ocasião 40 aves foram apreendidas. Os animais vão passar por uma triagem e de acordo com a avaliação de um biólogo serão devolvidas à natureza ou enviadas para o Aquário de Natal onde ficarão em quarentena.
Faça a sua parte! Você também pode ajudar no combate aos maus tratos e tráfico de aves silvestres em Natal, basta ligar para a Secretaria de Segurança Pública no 181, ou ainda, para a Ouvidoria da Semurb pelo 3616-9823/ 3616-9829 e fazer sua denúncia. A Ouvidoria da Semurb funciona no horário das 8h às 14h.