A I Conferência LGBT de Natal está acontecendo durante toda esta quarta-feira (09) no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), situado no bairro de Cidade da Esperança, na capital. O evento que foi aberto no final da tarde de ontem (08) reúne técnicos de várias áreas, representantes dos direitos humanos e militantes da causa LGBT para discutir, planejar e propor medidas que possibilitem a formação de uma Natal livre da homolesbotransfobia e da discriminação, alcançadas por meio da promoção da cidadania LGBT.
Nesta manhã, a Conferência iniciou com a abertura de uma mesa redonda onde estão sendo discutidas as “Possibilidades e Desafios na Implantação de Políticas LGBT”. O tema vem sendo conduzido pelo coordenador da Articulação Brasileira de Gays (Artgay), Liorcino Mendes, pelo coordenador de Saúde LGBT do Estado de Pernambuco, Jair Brandão, pela representante da Associação das e dos Travestis Reencontrando a Vida (Atrevida), Jacqueline Brasil, além da presidente do Grupo Afirmativo de Mulheres Independentes (Gami), Maria Gomes, e do coordenador do grupo Homens Trans Potiguar, Pierry Souza.
As ideias tratadas durante a mesa redonda vêm sendo acompanhadas pelo público participante do evento, que vai ter a oportunidade de apontar suas sugestões sobre o tema no momento em que o debate público for aberto, logo após a explanação dos técnicos e representantes do movimento LGBT. “Os debates são necessários e vão orientar para a produção de um documento com as principais reivindicações de promoção da cidadania e combate ao preconceito e a violência direcionada ao público LGBT”, explicou a diretora do Departamento de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Safira Gomes.
No período da tarde, serão organizados quatro grupos de trabalho onde vão ser discutidas e formuladas propostas nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e combate a violência. A intenção é que dos grupos de trabalho saiam as principais reivindicações da categoria, que servirão para apoiar a criação do Plano Municipal de Políticas Públicas para a População LGBT da Cidade do Natal. Durante a conferência também será inscrita, votada e eleita a chapa com os delegados que vão representar Natal durante a realização da III Conferência Estadual LGBT. O evento será concluído no final do dia de hoje com apresentações culturais e confraternização entre os participantes.
A I Conferência LGBT de Natal é um marco referencial para o segmento em relação aos municípios do Estado do Rio Grande do Norte, já que é o primeiro evento no âmbito municipal apoiado e patrocinado por uma Prefeitura. “A iniciativa representa o compromisso do prefeito Carlos Eduardo com as causas sociais, com os direitos humanos e no combate ao preconceito e a intolerância”, finalizou Safira Gomes.
SMS distribui material educativos durante a I Conferência LGBT
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) está participando como entidade parceira na I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos LGBT, que será encerrada na tarde desta quarta-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Semdes). Durante o evento, estão sendo discutidas propostas nas áreas de saúde, educação, combate à violência e direitos humanos.
A técnica responsável do Programa Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais da SMS, Emily Miranda, explicou que a secretaria está participando ativamente da conferência, com a distribuição de materiais informativos sobre as doenças sexualmente transmissíveis e Aids e orientações sobre ações preventivas, aos participantes, para o cultivo de uma cultura de cuidados com a saúde.
Apoiado pela Prefeitura Municipal do Natal, a conferência tem como tema principal “Por uma Natal livre da Homolesbotransfobia e da Discriminação: promovendo a cidadania LGBT” e teve sua programação dividida em duas temáticas: "Respostas Governamentais e Comunitárias para a Promoção da Cidadania LBGT e o Combate a Homofobia, Lesbofobia, e Transfobia” e sobre as “Possibilidades e Desafios na Implantação de Políticas LGBT”.
“Discriminação e exclusão não nos levam a lugar algum. Amor, tolerância e respeito mútuo, independente de crenças e convicções pessoais. Todos merecem ser respeitados. O prefeito Carlos Eduardo assegurou apoio à realização da I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT, assegurando uma Natal livre de homolesbotransfobia e da discriminação, promovendo a cidadania de forma universal”, destaca o secretário Luiz Roberto Fonseca.