A Escola Municipal Professor Bernardo Nascimento realizou no último sábado (29), o Sarau Folclórico com a participação dos 325 alunos, na faixa etária dos seis aos 14 anos, das turmas dos 1º aos 5º anos, e também com a presença dos pais, familiares e da comunidade escolar. O evento aconteceu na sede da unidade de ensino que fica situada na Avenida Nossa Senhora do Livramento, no bairro de Felipe Camarão.
De acordo com a diretora pedagógica, Isabela Maria de Souza Oliveira Silva, as atividades apresentadas são voltadas para a cultura popular e fruto do estudo sobre o Folclore, juntamente com o trabalho desenvolvido no projeto de Meio Ambiente, que é realizado este ano pela escola.
O evento contou com as apresentações culturais das turmas, momentos de leituras, declamações de poesias e poemas, adivinhações, sorteio de livros e ainda um bazar literário para ajudar no novo acervo da biblioteca.
Os alunos do 1º ano ‘A’ apresentaram o Trava-língua; do 1 ano ‘B’, a música popular A Linda Rosa Juvenil; os estudantes do 2º ano ‘A’, realizaram a dramatização do livro de Sylvia Orthof, Maria vai com as outras; o 2º ano ‘B’ apresentou a lenda folclórica da Iara; o 3º ano ‘A’, a leitura do texto A Mula sem Cabeça; os alunos do 4º ano ‘A’ realizaram leituras de poesias e a apresentação da história ‘Quincas Plin’; o 4º ano ‘B’, declamaram a poesia da Fada Crica Cozinheira; o 4º ano ‘C’ realizaram diversas adivinhações; o 5º ano ‘A’ e ‘B’, apresentaram a música Planeta Água e as leituras da Fada Fofa e os Sete Anjinhos; e o 5º ano ‘B’, leram o texto Gato pra Cá, Rato pra Lá, além da encenação da peça teatral ‘A Fábula’.
A diretora da escola explica o projeto ‘Incentivando a leitura formando leitores’. “Nosso objetivo é desenvolver no aluno o gosto pela leitura, com isso realizamos diversas atividades, entre elas, o bazar e buffet literário, pescaria literária, saraus literários, recreio com leitura, empréstimo de livros para leitura em casa, alunos leitores com os maiores lendo para os menores, leitura deleite na rotina da sala de aula, leitura compartilhada na acolhida diária e rodas de leituras”, afirmou a gestora Isabela.
“Também desenvolvemos o projeto anual do Meio Ambiente, que envolve as questões de conscientização e preservação da natureza. Estamos trabalhando o saneamento básico, a conscientização da comunidade escolar para não jogarem lixo na rua e o pelotão da limpeza, o lixo seletivo, a reciclagem. Todo bimestre desenvolvemos um tema como a água, a poluição, a fauna e a flora”, concluiu a diretora pedagógica.
CMEI Elizabeth Teotônio
O Centro Municipal de Educação Infantil Elizabete Teotônio da Fonseca Melo, ainda em comemoração ao Dia do Folclore, promoveu na última sexta-feira (28), um momento cultural com o tema “Folclore e Meio Ambiente”, como parte integrante do projeto “Meio Ambiente Pra Que Te Quero”.
A proposta do momento foi estabelecer o resgate das culturas populares, como danças, lentas, mitos e a tradição regional. Músicas e costumes já esquecidos ao longo dos anos foram resgatados pelas novas gerações. Canções de ninar e cirandas de rosas agora fazem parte da vivência das crianças matriculadas na unidade de ensino. Durante o evento os alunos apresentaram folguedos como o Pastoril e o Boi de Reis, e cantaram e contaram histórias como “O cravo e a rosa”, “A linda rosa juvenil”, “O boto rosa”.
Participaram aproximadamente 100 crianças dos níveis II, III e IV, com idades entre três e cinco anos, acompanhados dos pais e familiares, que tiveram a oportunidade de presenciarem o trabalho pedagógico desenvolvido na unidade de ensino. A interação entre a escola e a comunidade aconteceu por meio das brincadeiras de roda, adivinhações, parlendas, degustação de comidas típicas em um lanche coletivo para todos os presentes.
De acordo com a coordenadora pedagógica Lidiany Neves de Medeiros, “estes momentos são de grande importância para interação, e promoção da socialização entre as crianças”, destacando que é proposta do CMEI realizar e incentivar o resgate da cultura popular entre os alunos.