A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) do Natal, se reuniu na sexta-feira (24), para definir as ações que serão realizadas pelas Unidades de Saúde, em alusão a Semana Mundial do Aleitamento Materno. O leite materno é o único alimento que o bebê necessita durante os seis primeiros meses de vida. A Semana do Aleitamento Materno faz parte de uma mobilização mundial e visa a sobrevivência, proteção e o desenvolvimento da criança. A ação deve acontecer de 1 a 7 de agosto.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria Municipal de Saúde, Isabel Lima, a temática trabalhada neste ano, durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, será a “Mulher Trabalhadora que Amamenta”.

“O objetivo é incentivar as empresas públicas e privadas quanto ao respeito, apoio e valorização da amamentação como forma de promoção a saúde da mulher trabalhadora e do seu bebê”, ressalta Isabel Lima. O aleitamento materno é a melhor forma de fornecer ao recém-nascido todos os nutrientes necessários para um crescimento saudável.

Muitas vezes, seja por um problema de saúde ou mesmo por um parto prematuro, algumas mães têm dificuldades ou não produzem o leite necessário para oferecer ao recém-nascido. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde tem buscado desenvolver campanhas voltadas também a arrecadação de frascos.

De acordo com a coordenadora das Ações Programáticas de Saúde, da SMS, Ana Paula Queiroz, uma grande problemática é perda de leite, devido a falta de recipientes.

“Muitas mães têm o leite, ligam pro banco, porém tem dificuldade para a obtenção dos frascos. Por este motivo será realizada também, durante o mês de agosto, uma campanha para solicitar a comunidade a doação de recipientes para coleta do leite humano. A doação é muito importante, pois ajuda, principalmente, alguns bebês que nasceram prematuros e estão nas UTIs”, explica Ana Paula Queiroz.