Vigilância Sanitária de Natal discute Serviços de Terapia Antineoplásica

Visando a segurança e qualidade dos serviços prestados à população, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal, por meio do Setor de Vigilância Sanitária (SVS) e do Núcleo de Controle de Medicamentos (NCM), realiza nesta terça-feira (21), às 8h, a 1ª Reunião com os Serviços de Terapia Antineoplásica (STA), no Centro de Formação de Pessoal para os Serviços de Saúde (CEFOPE), localizado na Avenida Alexandrino de Alencar, 1850, Tirol. A reunião contará com a participação dos responsáveis técnicos dos serviços de Terapia Antineoplásica do município de Natal.

“O objetivo da reunião é promover a integração cooperativa entre a Vigilância Sanitária e os Serviços de Terapia Antineoplásica de Natal, visando minimizar os riscos à saúde da população e trabalhadores do setor, com ênfase na segurança e qualidade dos serviços prestados”, afirmou o chefe da Vigilância Sanitária da SMS, José Antônio de Moura.

José Antônio explica que os Serviços de Terapia Antineoplásica ocupam um lugar de destaque nas agendas das Vigilâncias Sanitárias de todo o Brasil, por se tratar de um serviço de Alto Risco à saúde e de grande interesse da sociedade. Segundo informações da Agência Internacional para a Pesquisa do Câncer, a estimativa para o biênio 2014/2015 aponta para a ocorrência de aproximadamente 576 mil novos casos de câncer no Brasil.

“Seguindo a realidade nacional, o Núcleo de Controle de Medicamentos da Vigilância Sanitária do Município do Natal elegeu como prioridade intensificar o trabalho que vem sendo desenvolvido junto ao Serviço”, afirma o Chefe do Núcleo de Controle de Medicamentos, Sérgio Augusto de Albuquerque.

A vigilância Sanitária inspeciona os Serviços de Terapia Antineoplásica do município de Natal, no Hospital infantil Varela Santiago, na Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e em clínicas especializadas, verificando a manipulação de medicamentos para saber se estão corretos, a qualidade dos serviços, a segurança dos trabalhadores, entre outras atividades.

A terapia antineoplásica medicamentosa (quimioterapia), ou seja, a utilização de agentes químicos, isolados ou em combinação, com o objetivo de tratar os tumores malignos, tem se tornado uma das mais importantes e promissoras maneiras de combater o câncer. E uma modalidade de tratamento sistêmico da doença, que contrasta com a cirurgia e a radioterapia, mais antigas e de atuação localizada.

A terapia antineoplásica pode ser empregada com objetivos curativos ou paliativos, dependendo do tipo do tumor, da extensão da doença e da condição física do paciente