IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (9)


IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (9)
Crédito da imagem: Foto:Rhayara Vieira

Com o tema “Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa: por um Brasil de todas as idades”, a Prefeitura Municipal do Natal e o Conselho Municipal do Idoso (CMI), por meio da Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Semtas) abriram na tarde desta quinta-feira (9), no salão de eventos do Imigra Plaza Hotel, Via Costeira, a IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A Conferência segue nesta sexta-feira (10) nos dois turnos (manhã e tarde).

O objetivo da Conferência é avaliar o desempenho das políticas em relação às metas e novas diretrizes, com intuito de consolidar e ampliar os direitos da pessoa idosa. Além disso, discutir propostas e encaminhamentos à Conferência Estadual prevista para ser realizada no mês de agosto.

A secretária do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Ilzamar Pereira, reafirmou o compromisso com a garantia dos direitos da pessoa idosa e com o enfrentamento da discriminação e da violência que atinge esse grupo. “Espero que as discussões e reflexões dos vários interlocutores, aqui presentes, imbuídos do interesse em trabalhar e enfrentar esta questão, possam contribuir na defesa e garantia dos reais interesses e necessidades deste segmento”, declarou.

Para a presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI), Ana Maria de Araújo, a expectativa é que sejam encaminhadas proposições viáveis e possíveis de realizações. “Os desafios são inúmeros, precisamos pensar em financiamento para a política do idoso, sobretudo, na área de saúde e assistência”, pontuou.

A solenidade de abertura da IV Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa contou com a apresentação do grupo Flores de Jacarandá do Espaço Solidário e a aula magna da professora psicanalista, Ângela Maria de Souza Mucida. Na avaliação da professora é necessário melhorar o conceito de política pública assistencialista. “Temos que ultrapassar esse modelo”, afirmou. No entanto, segundo ela, nos últimos 20 anos a política do idoso avançou muito com políticas voltadas para a velhice.

Além da secretária da Semtas e da presidente do CMI, compuseram a mesa: a delegada da Delegacia em Defesa da Pessoa Idosa, Patrícia de Melo Gama Paz; a pró-reitora de Extensão da UFRN, Maria de Fátima; a usuária do Espaço Solidário, Cícera  Maria Eugenia da Silva e os vereadores Eleika Bezerra e Franklin Capistrano.

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389