Plantão da Vigilância Epidemiológica intensifica trabalho de investigações, controle e prevenção de

Crédito da imagem: SMS

Manter as doenças sob controle e intensificar as ações de prevenção. Esse é o objetivo principal do Plantão da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, órgão que atua no Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS/Natal), como uma estratégia para fortalecimento da capacidade de alerta e resposta do Sistema Único de Saúde (SUS) frente às emergências em Saúde Pública.

A finalidade do Plantão da Vigilância Epidemiológica é fomentar a captação de notificações, manejo e análise de dados e informações estratégicas relevantes à prática da vigilância em saúde, bem como congregar mecanismos de comunicação avançados, auxiliando a identificação de emergências epidemiológicas de modo contínuo e sistemático, por meio da notificação telefônica ou por email.

“O Plantão da Vigilância Epidemiológica atende a investigações de doenças meningocócicas, dengue grave ou óbitos, síndromes respiratórias graves, tentativas de suicídios e agravos inusitados de saúde pública (emergências de notificações de casos suspeitos)”, destacou a chefe do Setor da Vigilância Epidemiológica (SVE), Aline Bezerra.

O Plantão também tem a função de dar suporte com assessoria técnica para profissionais de saúde, atendimento ao público para esclarecimento de dúvidas sobre vigilância em saúde, atendimento aos serviços e profissionais de saúde para recebimento de notificações de casos suspeitos ou confirmados de doenças e agravos de notificação compulsória, orientação para esclarecimento diagnóstico e medidas de controle.

De acordo com dados do Setor de Vigilância Epidemiológica, no primeiro quadrimestre deste ano, foram notificados 68 agravos. “As fontes que são reconhecidas pelo CIEVS como de notificação são a mídia, serviços de saúde, profissionais de saúde, internet, entre outras”, destacou. A chefe do SVE, Aline Bezerra, ressalta que o quadro informado reflete todas as notificações formais e informais, estando incluídas as notificações recebidas por outros meios de comunicação, como e-mail e telefone.

Além disso, o Plantão realizou 159 atividades, sendo 102 visitas técnicas (nos Distritos Sanitários, hospitais, Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), ITEP, entre outros), 21 reuniões, quatro investigações, seis investigações de óbitos por Doença de Notificação Compulsória (DNC), três investigações por surto (Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar), 11 elaborações de relatórios, quatro elaborações de informes, documentos e boletins epidemiológicos, duas participações em vídeo conferências, quatro apresentações em cursos, capacitações, seminários, e, duas visitas de alunos.

“O CIEVS Natal/SVE disponibiliza informações oportunas sobre as emergências epidemiológicas de relevância municipal. A avaliação, acompanhamento sistemático e compartilhamento de informações referentes aos eventos em saúde pública”, concluiu Aline Bezerra. O CIEVS está funcionando de segunda-feira à sexta-feira, no horário das 7h às 19h, incluindo finais de semana e feriados .
Paralelamente aos trabalhos de rotina da rede de serviços de vigilância epidemiológica, a Rede CIEVS vem elaborando Planos de Contingência ou atuando no enfrentamento de possíveis ocorrências extraordinárias de caráter nacional ou internacional, a exemplo da Gripe Aviária, Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG - gripe), Dengue, eventos em massa e Chikungunya.

O Plantão da Vigilância Epidemiológica funciona pelo Disque Notifica no telefone 0800 285 9435 ou de forma eletrônica no E-notifica, urrnatal@gmail.com.