Cerca de 135 estagiários participaram nesta quarta-feira (1), da I Oficina de Trabalho do Setor de Educação Permanente e Articulação Ensino-Serviço (SEPAES) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal. O evento foi realizado em parceria com o Departamento de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (DGTES) e aconteceu no auditório da SMS.

De acordo com a chefe do Setor de Educação Permanente e Articulação Ensino-Serviço (SEPAES), Nádia Rocely Souto, a oficina teve como objetivo discutir a importância do ingresso dos estagiários no sistema de saúde e o direcionamento destes futuros profissionais no mercado de trabalho. “Pela manhã, conseguimos reunir cerca de 70 estagiários. À tarde, foi a vez dos estudantes, de diversos cursos, que atuam na Secretaria no período vespertino”, afirma Nádia Rocely Souto.

No que diz respeito a carreira profissional, o estágio é um dos primeiros passos para o desenvolvimento e aprendizagem do acadêmico e do futuro profissional. Além de ganhar experiência e conhecimento, os estudantes podem vivenciar a teoria vista em sala de aula, com a prática desenvolvida no dia a dia.

O secretário adjunto do SAD-GS, Marcelo Bessa, explicou que este trabalho é fundamental para analisar o perfil de cada estagiário, suas perspectivas, metas e como estão se sentindo fazendo parte da Secretaria. “A ideia é que estes encontros ocorram periodicamente e que sejam realizados uma vez por mês. Nesta primeira oficina, o foco foi discutir processos de trabalho e experiências”, destaca o secretário adjunto Marcelo Bessa.

Para o colaborador do Núcleo de Estágio, Agilson Nascimento, é importante trabalhar temáticas como a pontualidade, assiduidade, compromisso, responsabilidade, ética profissional e institucional, entre outros temas de relevância aos alunos. “O próximo encontro será realizado em agosto e a capacitação será voltada ao Planejamento e Estratégia”.