Documento necessário para que o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) tenha acesso aos serviços de assistência médica na rede pública, o cartão SUS pode ser feito em qualquer uma das unidades de saúdes existentes em Natal, conforme orienta a Secretaria Municipal de Saúde (SMS). No entanto, muitas pessoas ainda procuram a sede do órgão, no bairro de Areia Preta, solicitando a emissão ou a atualização dos dados do cartão, quando poderiam fazê-lo nas unidades mais próximas às suas residências.
Segundo a coordenadora do Sistema do Cartão SUS em Natal, Suzy Attademo, a mudança visou descentralizar o local de confecção do cartão e assim, facilitar o acesso do usuário ao documento, que hoje é necessário para toda e qualquer atividade ou procedimento na rede pública de saúde no município. Ela explicou que, no início do mês de maio, as equipes nas unidades passaram a informar a população, mas isso não foi suficiente.
“Ainda há muita gente que vem até a secretaria para fazer o cartão do SUS. Estimamos uma média de 25 pessoas por semana. No entanto, todas elas são orientadas a procurar a unidade de saúde mais perto de sua casa, para o procedimento, que é rápido e fácil, bastando levar os documentos necessários, que são carteira de identidade, CPF e comprovante de residência”, explica.
A estimativa é que existam hoje aproximadamente 800 mil cadastros ativos no SUS em Natal, mas Suzy alertou para o fato de muitos destes estarem com os dados desatualizados. E que isso pode comprometer os atendimentos quando necessários, sejam eles ambulatorial, de urgência e emergência, consultas eletivas ou procedimentos de média e alta complexidade.
“O cartão do SUS é muito importante para o usuário da rede pública de saúde porque além de vinculá-lo ao sistema nacional, agiliza os cadastros na hora de dar entrada nas unidades e hospitais e também facilita os contatos com os usuários, principalmente nos procedimentos de média e alta complexidade. Por isso, pedimos que as pessoas procurem atualizar seus dados, em especial o número de telefone e endereço, nas unidades de saúde mais próximos às suas residências”, orienta Suzy Attademo.
Serviço:
O que: Fazer ou atualizar o Cartão do SUS
Onde: Na unidade de saúde mais perto de casa
Documentos necessários: Identidade, CPF (inclusive crianças e adolescentes), comprovante de residência e certidão de nascimento para menores de 13 anos.