O diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas em bebês recém-nascidos é essencial para salvar a vida de crianças que nascem com algum tipo de doença cardíaca e a forma mais simples e rápida de se detectar o problema é com o Teste do Coraçãozinho. O exame, rápido e indolor, foi incluído pelo Ministério da Saúde na triagem neonatal do Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado, e durante toda esta sexta-feira (12), será realizado na Unidade de Saúde Familiar Comunitária do município, no bairro de Petrópolis, das 8h às 17h.

Além dos testes, que deve ser realizado em bebês até seis meses de vida, suas mães e responsáveis poderão participar de palestras sobre os cuidados com a saúde destes e o puerpério, um período de aproximadamente seis semanas em que o organismo da mulher retorna ao seu estado normal de antes da gravidez. Também serão oferecidas avaliações nutricionais aos presentes.

Segundo a diretora da unidade, Liene Medeiros, todos os bebês que forem diagnosticados com algum tipo de cardiopatia serão encaminhados para consulta com cardiologista especializado em Pediatria. Ela explicou que o teste feito nos bebês é simples e rápido, com o auxílio de um aparelho chamado Oxímetro, que mede a concentração de oxigênio no sangue e detecta problemas no coração antes mesmo dos primeiros sintomas surgirem.

"Aproveitamos que sexta-feira é Dia dos Namorados e, portanto, do coração, para fazermos o maior número possível de exames em bebês de até seis meses de vida, para o diagnóstico precoce de cardiopatias, que são detectadas quando as crianças já estão maiores. Muitas vezes, o bebê apresenta algum tipo de sintoma que os pais não conseguem entender e que podem ser sintoma de cardiopatia", explica.

A diretora disse que o exame já é oferecido em diversos hospitais, juntamente com os testes do pezinho, da orelhinha e do olhinho, e que a unidade de saúde é a primeira a oferecê-lo à população em Natal. "Queremos ser referência dentro de Natal", afirmou.

A Unidade de Saúde Familiar Comunitária, está localizada na Av. Nilo Peçanha, 620, Petrópolis.