Tema do Auto de Natal será Maria, José e o Menino Deus

Espetáculo conta com 125 artistas, entre bailarinos, atores e figurantes e irá encantar o público em três noites no campus da UFRN

Uma das maiores atrações do Natal em Natal acontecerá nos próximos dias 21, 22 e 23 no anfiteatro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O espetáculo O Auto do Natal 2009, promovido pela Prefeitura Municipal do Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte, que tem como tema “Maria, José e o Menino Deus” é baseado no Proto-Evangelho de Tiago, considerado apócrifo, mas que traz importantes informações a respeito da vida de Cristo.

O espetáculo conta com um elenco formado por 125 artistas entre bailarinos, atores e figurantes. O texto é do cineasta potiguar Edson Soares, a direção de Henrique Fontes, coreografia de Ana Cláudia Viana e Anádria Rassyne e produção executiva de Amaury Júnior.

Um dos destaques do Auto de Natal é a aposta na construção do espetáculo de forma coletiva, onde autor, diretor e atores participaram do processo de elaboração. Para o diretor Henrique Fontes, a criação do espetáculo feita de forma colaborativa possibilitou a inexistência de um ator principal. Em cena, todos os integrantes têm um papel importante e esse fato será claramente percebido pelo público

Apesar de trazer um texto que conta uma história já conhecida por todos, o diretor espera que o público receba o espetáculo como uma grande novidade. A trilha sonora do Auto de Natal contará com 14 músicas inéditas assinada pelos artistas potiguares Luiz Gadelha, Valéria Oliveira e Gabriel Solto. Também feita de forma coletiva, a trilha sonora trás a força da música potiguar com uma roupagem contemporânea e com elementos da mistura nordestina.

O Proto-Evangelho de Tiago traz importantes informações a respeito da vida de Cristo, preenchendo lacunas até então criadas pelos Evangelhos constantes da Bíblia. Ele conta a vida de Sant´Ana e Joaquim, que eram considerados estéreis, mas geraram a menina Maria, educada no Templo até a sua puberdade; conta também como se deu a escolha de seu futuro esposo, José, velho, viúvo e pai de seis filhos. Narra a concepção e a virgindade, que se manteve após Maria dar à luz o Salvador numa caverna. Fala da estrela misteriosa e radiante que guiou os magos até a caverna e da nuvem de luz que pairou sobre o local, na hora em que o Senhor Jesus nasceu. Narra, também, a participação da parteira que testemunhou a virgindade de Maria, após o nascimento do Senhor e cita o testemunho de uma outra parteira que constatou a virgindade de Maria.

Com tantas informações inéditas sobre Maria, José e Jesus, pouca coisa foi inventada para o texto dramático que será encenado numa narrativa linear, sem grandes arroubos literários ou extravagâncias poéticas.

ATRAÇÕES MUSICAIS

A programação do Auto do Natal 2009 contará com atrações musicais locais e nacionais. A abertura do Auto de Natal acontece no dia, 21, com apresentação do “Cantos de Natal” com cerca de 400 vozes que cantarão músicas como Noite feliz, Jesus Alegria dos Homens, Gloria, Povos Cantai, e a tradicional Halleluiah de Handel. Em homenagem ao aniversário de 410 anos da cidade será cantada também a música “Serena do Pescador”, conhecida como “Praieira”, de Eduardo Medeiros. No dia 22 acontece apresentação do Quarteto de Tenores da FIERN e 23 do coral da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS

Entre os dias 21 e 23 as apresentações nacionais, que acontecerão após o espetáculo, ficarão a cargo do cantor paraibano Zé Ramalho, dos pernambucanos do Cordel do Fogo Encantado encerrando com a atriz e cantora Bibi Ferreira, que se apresentará com a Banda Sinfônica de Natal.

Auto de Natal/ shows
21 - Cantos de Natal / Zé Ramalho