Preço dos produtos natalinos caem, mas estão 3,78% mais caros em relação

A segunda rodada de pesquisa de preços de produtos natalinos realizada pelo Procon Natal – Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor – órgão vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social da Prefeitura Municipal do Natal, constatou um aumento médio de 3, 78% em relação ao mesmo período do ano passado.

A pesquisa, segundo o coordenador do Procon Natal, Carlos Paiva, objetiva orientar os consumidores nas compras para as festas de fim de ano. Foram pesquisados cinquenta e sete (57) itens referentes a produtos natalinos (frutas secas, frutas cristalizadas, queijo do reino, panettones, frango, chester, fiesta, peru, pernil de porco, lombo de porco e bebidas, como, sidra, champagne, prosecco, vinho branco, vinho tinto e uísque), e foi realizada nos supermercados e hipermercados de Natal no dia 10/12/09.

De maneira geral, a pesquisa do Procon Natal registra que 77% dos itens estão mais caros e 23% estão mais baratos em relação a dezembro de 2008. Classificando os itens por grupos, constata-se que as frutas secas e cristalizadas caíram 13,6%. Os demais itens estão cerca de 9% mais caros, como, as bebidas (+9,9%), panettones (+9,2%), queijo do reino (+9,1%), e carnes e aves (+8.9%).

VARIAÇÃO PERCENTUAL DE PRODUTOS NATALINOS (2009/2008)

Grupo de produtos Variação (2009/2008)
Frutas secas e cristalizadas - 13,6 %
Queijo do reino + 9,1 %
Panettones + 9,2 %
Frango, chester, fiesta, peru, lombo e pernil + 8,9 %
Bebidas (sidra, vinho, uísque) + 9,9 %
MÉDIA + 3,78 %

PREÇOS CAÍRAM 1,67% NA ÚLTIMA SEMANA

Comparando os preços coletados nesta pesquisa com aqueles da pesquisa anterior, verifica-se que as carnes e aves tiveram a maior redução (-8,0%). O lombo de porco Perdigão caiu 12,0%, seguido pelo chester Perdigão (-11,8%), pernil de porco Perdigão (-11,0%) e fiesta Sadia (-10,4%). O preço do peru Sadia caiu 9,7%.
As frutas secas e cristalizadas caíram 5% na última semana, e os queijos do reino, -1,6%. As bebidas foram os únicos itens que apresentaram aumento na última semana (subiram, em média, 2,0%). Dos panettones, apenas o Bauducco registra variação negativa.

DIFERENÇA DE PREÇOS

O Procon Natal insiste em destacar a grande diferença de preços entre os estabelecimentos, principalmente nas frutas secas e cristalizadas, cujas diferenças variam de 85% a 235%, dependendo da marca e da procedência. (ver tabela abaixo).

Entretanto, produtos da mesma marca apresentam grandes diferenças de preços, como é o caso do queijo do reino Boa Nata (maior preço, R$ 66,54 e menor preço, R$ 29,88, correspondendo a uma diferença de 122%). O lombo de porco congelado Sadia apresenta diferença de mais de 70% entre um estabelecimento e outro (maior preço R$ 16,99; menor preço, R$ 9,96).

MAIORES DIFERENÇAS DE PREÇOS ENTRE OS ESTABELECIMENTOS (10/12/09)

Os estabelecimentos com maior variedade de produtos são as três lojas do Nordestão, dispondo de mais de 72% dos itens pesquisados. Entretanto os estabelecimentos com maior número de produtos mais baratos são: o Carrefour – Zona Norte e o Hiper Bompreço – Ponta Negra (37,5% dos itens encontrados estavam com preços mais baixos do que os concorrentes).

Confira tabelas