Prefeita visita produção do Estrela de Natal

Desfile temático idealizado por Zeca Zenner estréia neste domingo, a partir das 20h, na Praça Cívica de Petrópolis

A prefeita Micarla de Sousa visita nesta quinta-feira (17) o galpão onde estão sendo confeccionados todos os adereços utilizados na composição das cinco alas do desfile temático “Estrela do Natal” que, simultaneamente, conta e celebra o nascimento do Menino Jesus. A visita ao centro de produção do artista potiguar e idealizador do desfile, Zeca Zenner, está marcada para as 11h. O galpão está localizado na Ribeira, no antigo prédio da CISAF (prolongamento da Esplanada Silva Jardim, esquina com campo de futebol). Micarla de Sousa está acompanhando de perto a produção de todos os elementos que compõem a programação do “Natal em Natal”.

A estréia do desfile temático acontece no próximo domingo, a partir das 20h, na Praça Cívica do bairro de Petrópolis. Para garantir a beleza do espetáculo, 26 profissionais dos mais diversos lugares do país trabalham na produção, 230 pessoas de Natal foram contratadas para desfilar, além dos 50 empregos temporários diretos criados e 180 indiretos, staff composto por 40 pessoas e mais 40 seguranças. Uma superestrutura que, há 40 dias, se dedica dia e noite, entre inspiração, criação, montagem, ensaios e programações para fazer o espetáculo acontecer.

Tudo isso para garantir que na noite do próximo domingo, minutos antes do horário marcado, as quatro regiões da cidade sejam movimentadas por sons responsáveis pela criação do clima de suspense e curiosidade. Esses sons seguirão uma trilha eletroacústica e se encontrarão na Praça Cívica, exatamente às 20h, quando começará o espetáculo.

A chegada de 20 anjos anunciadores ao som de uma sinfonia de natal dá início ao desfile. Nessa ala, Cosme Gregory é o destaque. Bailarino natalense das Rocas, ele começou seus estudos de dança no SESC Centro, passou pela Cia. Da Escola de dança do TAM, participou de festivais de dança, e cursos como o realizado com o bailarino Belga Marc de Graef, em 2006, que descobriu o talento do jovem e o levou para Portugal, onde passou 3 meses como bailarino convidado do Kamu Suna Ballet Company, de Lisboa. Atualmente, o bailarino e coreógrafo, faz parte da Companhia Jovem da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil que fica em Joinville, Santa Catarina, única filial da Rússia no mundo.

O desfile conta que em Belém da Judéia, os três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – foram visitar o Menino Jesus, guiados por uma estrela que surgiu no céu. No espetáculo “Estrela do Natal”, os elementos da cultura potiguar serão a base para o desenvolvimento da história mais conhecida e contada do mundo, o nascimento de Cristo. Com diversos personagens criados sob o traço mágico do artista Zeca Zenner, o desfile traz em cinco diferentes alas algumas das cenas clássicas para a celebração da maior festa universal: o Natal. “Minha fonte de inspiração é o amor acima de tudo. O amor pelas pessoas, pela vida. Este trabalho de criação é totalmente dedicado às pessoas”, afirma Zenner.

Zenner revela ainda que, o Desfile tem diversas características potiguares, como os cangaceiros natalinos, a árvore de natal com cajus, são alguns dos vários elementos para reforçar a identidade cultural de Natal, com o ar de magia para levar às pessoas a adentrarem no universo do imaginário. “Acredito que será uma surpresa para todos e esperamos que o resultado seja positivo. Está sendo um trabalho de alto nível e feito com muito amor”, ressalta o artista.
Seguindo a programação do “Natal em Natal”, o desfile temático “Estrela do Natal” será encenado dez vezes, nos dias 20, 22, 25, 26, 27 e 29 de dezembro, com intervalo de três dias e voltando a ser encenado nos dias 2, 3, 5 e 6 de janeiro de 2010.

Mirassol