A Policlínica Zona Norte da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal é referência para tratamento do pé diabético em Natal. Para fazer o tratamento, o usuário precisa ir a uma unidade de saúde mais próxima de sua residência e se consultar com um médico clínico geral, que irá referenciar se necessário, por meio da regulação, para o atendimento com o médico angiologista da Policlínica Zona Norte, onde será avaliado a sua diabetes, medicado e caso necessário será orientado e encaminhado ou para um hospital, ou para o tratamento clínico do pé diabético, na unidade de origem.
O enfermeiro da Policlínica Zona Norte, Ednaldo Gomes da Silva, que tem curso de tratamento em feridas, comenta a importância do atendimento na unidade. “A equipe da Policlínica Zona Norte é preparada para atender a uma pessoa com a diabetes, ela é atendida pelo médico, e após diagnóstico, o usuário faz o tratamento de acordo com o que o especialista angiologista orienta. Caso precise de curativos para o pé diabético, a equipe dá orientações e encaminha ao tratamento da ferida. A unidade tem obtido resultados positivos com a melhora dos usuários. Evitando perda do membro ou outras complicações. Somente este ano, já foram registrados cerca de 18 usuários em tratamento”, esclareceu Ednaldo.
“No tratamento do pé diabético, é fundamental encarar sempre esses pacientes como casos graves, pois é imprevisível o potencial evolutivo que encerram as lesões nos diabéticos, particularmente quando se associam à polineuropatia, à vasculopatia e às infecções”, completou.
O pé diabético é um termo utilizado para definir as diversas alterações anatomopatológicas e neurológicas periféricas que acometem os pés de indivíduos portadores de diabetes mellitus.
Dentre as complicações capazes de causar o pé diabético, estão: neuropatia diabética, que são alterações nos nervos periféricos; problemas circulatórios, como micro e macroangiopatia diabética; e infecções. A redução do fluxo sanguíneo, o desenvolvimento de lesões que se infeccionam e de complicada cicatrização pode resultar em gangrena.