Com o objetivo de despertar nos alunos o gosto pela leitura e ensinar comportamentos leitores mediante momentos prazerosos de contato direto e agradável com os diferentes gêneros textuais, a Escola Municipal Maria Madalena Xavier de Andrade vêm desenvolvendo o projeto Bosque Literário. Na manhã desta segunda-feira (27), cerca de 250 crianças na faixa etária dos seis aos 11 anos e das turmas dos 1º aos 5º anos, participaram das diversas atividades que envolvem o projeto.
As atividades foram realizadas na sede da escola, que fica situada no bairro Potengi, zona Norte da cidade. A programação foi dividida em dois momentos, o primeiro foi na quadra, e o segundo os alunos praticaram as leituras embaixo das árvores, no pátio aberto.
De acordo com a vice-diretora Maria Joelma da Silva, a escola é o lugar privilegiado para estimular o gosto pela leitura, porém a equipe gestora e pedagógica percebeu no dia a dia o afastamento dos alunos dos livros, a falta de motivação para leitura e a própria dificuldade de aprender a ler. “Preocupadas com essas constatações, decidimos realizar o projeto, pois temos uma área aberta, com árvores frondosas, onde iremos transformá-la num espaço prazeroso, no qual a alegria e o encantamento vão estar sempre presentes”, afirmou a vice-gestora.
Na ocasião, os estudantes assistiram a apresentação musical, realizada pelo professor estagiário do 7º ano, Litinho Lee; teve momentos de contações de histórias; representação da música: o cravo e a rosa, realizada pelas crianças do 1º ano; a apresentação do livro: Ciranda das Vogais pelos estudantes dos 2º anos “A” e “B”; e a leitura do poema: Caixa mágica de surpresa, pela aluna Monielly Heloísa (11 anos) e Gabriel dos Santos (10 anos).
Teve ainda a premiação dos melhores colocados do concurso nas categorias: desenho (logomarca do projeto), os melhores trabalhos desenvolvidos em sala de aula, produção de poemas, produção de textos e produção de cartazes. Depois os alunos foram exercitar a leitura de literatura infantil embaixo das sombras das árvores.
A Aluna Abigail Avelino Ribeiro, de sete anos, do 2º ano “B”, foi uma das premiadas com os melhores trabalhos realizados na sala de aula. “Recebi de presente vários livros, e vou levá-los para casa e ler com a minha família”, disse. A estudante conta que aprendeu a ler com seis anos e desde então tem o hábito da leitura todos os dias.
Para a idealizadora do projeto Bosque Literário, Carmem Lúcia Costa do Rêgo, o mesmo tem como objetivo o incentivo e a prática da leitura, além do despertar nos alunos o gosto pela leitura desde cedo, ainda novinhos. Ela explica que o projeto é desenvolvido por meio da metodologia de sarau de poesias; rodas de leituras; contações de histórias; apresentações culturais; lançamentos de livros; palestras literárias; mesas redondas/debates literários; o café literário com as famílias; e o empréstimos de livros para ler em casa. O projeto teve início em 2014.