A Secretaria Municipal de Educação (SME) e o Instituto Ayrton Senna (IAS) realizam desde a terça-feira (14) e seguem até a sexta-feira (17), a formação inicial do programa ‘Se Liga’. Estão participando 10 mediadores e 64 professores de 35 escolas de Ensino Fundamental da rede, que estão com menores IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica). A parceria da Prefeitura do Natal com o Instituto visa melhorar a qualidade da educação nas escolas da rede municipal, por meio de programas que estão incluídos nas propostas do Plano Nacional de Educação (PNE), com consequência que impacte no pedagógico da unidade escolar elevando os indicadores de aprendizagem.

A implantação inicial do programa acontece no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure) nos três turnos e com carga horária de 28 horas. No primeiro dia da formação, a secretária municipal de Educação, Justina Iva, a adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos, a gerente do Instituto, Sandra Ponzio e a agente técnica Ladjane Santos, visitaram as quatro turmas, desejaram boas vindas aos participantes e explicaram a importância da formação e do programa ‘Se liga’.

De acordo com a gerente do Instituto, Sandra Ponzio, o programa ‘Se Liga’ faz a correção de fluxo escolar na primeira fase do Ensino Fundamental, combatendo o analfabetismo nos anos iniciais, além de contribuir para a diminuição da evasão escolar. É direcionado às turmas dos 4º e 5º anos, podendo abranger os 3º anos, de acordo com a necessidade de cada escola. Com salas de, no máximo, 25 alunos, um professor da rede aplica a metodologia do Programa que, além da ênfase dada à leitura, oferece às crianças materiais específicos que facilitam e qualificam o aprendizado. O processo de trabalho é aplicado com crianças de nove a 14 anos utilizando material didático e metodologia própria, buscando resgatar a autoestima e proporcionar autonomia aos estudantes.

Segundo a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Judineide Domingos, o trabalho conjunto do município com o Instituto Ayrton Senna, também tem o objetivo de atingir quatro metas do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre elas, universalizar até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 e 5 anos de idade; garantir que pelo menos 95% dos alunos conclua o Ensino Fundamental I na idade recomendada, até 2024; alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental; e reduzir a Distorção Idade-Série para 5%, fomentando a qualidade da educação básica, com melhoria do fluxo escolar e da aprendizagem.

A formação foi dividida em quatro dias, com os seguintes conteúdos: no primeiro dia foi à abertura, apresentações pessoais e do Instituto Ayrton Senna, informações gerais do programa ‘Se Liga’, perfil do aluno do programa Competências Socioeconômicas e a valorização da leitura; no segundo dia as apresentações dos materiais didáticos de Língua Portuguesa e Matemática, a alfabetização e a rotina diária e semanal; no terceiro dia serão os temas transversais, a Matriz de Competências e Habilidades, a sistemática de acompanhamento, a avaliação, reforço, atividades diversificadas e a supervisão. E finalizando no último dia com a organização da classe e ambiência pedagógica, o fluxo das aulas, o planejamento, os desafios, dúvidas, avaliação de formação e o encerramento.

Em uma das turmas quem está ministrando a formação é a professora Maria Marcelino, que atua como professora formadora do programa ‘Se Liga’, desde 2003. Na sala de aula, Maria Marcelino, iniciou as atividades com as apresentações pessoais e ouviu os professores quanto as suas expectativas para a implementação do programa, em Natal. A formadora relata que as expectativas foram boas e está feliz com o entusiasmo dos professores em aprender. De acordo com os participantes da turma, as expectativas são que as crianças e jovens se alfabetizem; proporcionar ideias diferentes para atingirmos a meta da alfabetização; adquirir novidades; auxílio para vencer o desafio de alfabetizar com tantas dificuldades encontradas em sala de aula, por meio da formação alcançar as competências leitoras e escritoras dos estudantes e acrescentar elementos novos para a prática educativa.

A professora Ermelina Palhares de Melo, da E.M. Djalma Maranhão, que atuará como mediadora do Programa, afirma que sempre se identificou com a alfabetização. “Quando os alunos do 4° e 5° ano não conseguem se alfabetizar, eles se tornam bastantes indisciplinados e inquietos. Precisamos conseguir enfrentar esse desafio de mostrar aos nossos estudantes a importância de aprender a ler e escrever. Também aprendo todos os dias com o avanço e a descoberta dos meninos. Vamos passar a alegria e motivação para os alunos e a nossa vontade de querer fazer”, disse Ermelina Palhares.

Fotos: Manoel Barbosa.