Em Natal, já são mais de 800 mil habitantes que mantém diversos hábitos de consumo todos os dias afetando o meio ambiente. Por exemplo, a energia elétrica consumida, o tipo de alimentação, os meios de transporte e a geração de lixo. Para dimensionar esses impactos deixados pelo homem no ecossistema da capital potiguar, a Prefeitura de Natal, em parceria com o Banco do Brasil, a Fundação Banco do Brasil, Agência Nacional de Águas (ANA) e a WWF Brasil promovem na próxima terça-feira (31), o Lançamento da ‘Pegada Ecológica’ de Natal.
O evento será realizado no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, às 9h, e vai contar com a presença do prefeito Carlos Eduardo, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal (Semurb), Marcelo Rosado e demais secretários municipais. Além do superintendente do Banco do Brasil no Estado, Sérgio Luiz Cordeiro de Oliveira, representantes da WWF Brasil, membros da sociedade civil organizada, autoridades e entidades ligadas ao meio ambiente.
A Pegada Ecológica de Natal que será entregue à Prefeitura pela WWF-Brasil constitui uma importante ferramenta de apoio ao planejamento e a gestão pública. As informações serão usadas para desenvolver e ampliar ações que ajudem a reduzir os impactos do consumo sobre o meio ambiente.
Sobre a Pegada Ecológica
A Pegada Ecológica de um País, de uma cidade ou de uma pessoa, corresponde ao tamanho das áreas produtivas de terra e de mar, necessárias para gerar produtos, bens e serviços que sustentam determinados estilos de vida. Expressada em hectares globais (gha) permite comparar diferentes padrões de consumo e verificar se estão dentro da capacidade ecológica do planeta.
Em outras palavras, são os rastros deixados pelo homem traduzidos em hectares para identificar a extensão de território que uma pessoa ou toda uma sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar.
O cálculo da pegada ecológica é importante, pois com ele é possível medir, comparar e administrar o uso dos recursos naturais através da economia. Quanto maior a pegada ecológica de uma atividade, mais danos causados ao meio ambiente.
Serviço:
Lançamento da Pegada Ecológica de Natal
Local: Auditório do Parque da Cidade, Avenida Omar O’Grady 8080, Candelária.
Hora: 9h
Programação
8h30 – Café da manhã e abertura
9h – Apresentação do programa Água Brasil
9h15 – Mesa de abertura
9h45 – Lançamento e entrega simbólica da publicação para representantes da Prefeitura de Natal
10h10 – Apresentação da Pegada Ecológica – Fabricio Campos – Ecossistemas
11h15- Plenária para perguntas e considerações
12h - Encerramento