Maternidade de Felipe Camarão é reaberta com atendimento humanizado

A maternidade de Felipe Camarão foi reaberta nesta quinta-feira (03) com todas as condições necessárias para atender com qualidade as futuras mães, além dos moradores das comunidades adjacentes que também serão atendidas por uma equipe de médicos generalistas do Programa Saúde da Família (PSF).

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, ressaltou a importância da reabertura deste estabelecimento de saúde para população da zona Oeste da capital potiguar. “Temos que dar um atendimento especial às crianças que aqui nascem que dessa forma se tornarão jovens, adultos e idosos sadios”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo natalense lembrou que visitou este ano a maternidade quando o prédio ainda estava interditado pelo Conselho Regional de Medicina (CRM), por falta de condições de atendimento. “Por isso resolvemos fazer uma reforma geral na unidade, que agora conta com serviços de qualidade e excelência para população”, acrescentou a prefeita Micarla de Sousa, que visitou as dependências da maternidade e conversou com mães que estavam em trabalho de parto.

Estrutura e serviços
A diretora da maternidade, Anailde da Silva Neto, informou que são oferecidos à população serviços como teste do pezinho e da orelhinha. Além disso, a criança já sai da maternidade com seu registro civil. “Realizamos aqui uma média de 110 partos normais por mês”, informou a diretora Anailde.

As instalações contam ainda com alojamento conjunto com 12 leitos, além de sala de parto e outra de pré-parto. “Um dos nossos diferenciais é fazer um trabalho de humanização junto aos nossos pacientes, onde os familiares têm condições de ficar bem mais tempo ao lado das mães e dos recém-nascidos”, explicou Anailde Neto.

A maternidade, inclusive, já ganhou o prêmio de Hospital Amigo da Criança, concedido pela Unicef e também o prêmio Professor Galba de Araújo em 2002, pelo respeito à dignidade da mulher e à humanização do parto.

“A reabertura desta maternidade é um compromisso social que firmamos com a população de Felipe Camarão e de toda zona Oeste de Natal, sendo um local para oferecer dignidade no atendimento para todos os pacientes”, destacou a secretária municipal de Saúde (SMS), Ana Tânia Lopes Sampaio.