Semsur prepara operação de fiscalização e manutenção de se

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), vai direcionar equipes de plantão para manutenção da iluminação pública e fiscalização de ambulantes durante o Carnatal. A festa começa nesta quinta-feira, 3 de dezembro, e segue até o domingo (6). Para que a maior micareta do Brasil seja realizada com segurança, a Semsur realizou previamente alguns serviços relativos à estrutura do entorno da festa.

A primeira providência tomada pela Secretaria foi o cadastramento dos ambulantes. No total, serão 215 pessoas autorizadas a comercializar produtos durante o Carnatal. Todos deverão utilizar colete e crachá para identificação, além de portar a licença para trabalhar na festa.

No percurso, serão sete pontos autorizados para comercialização. Durante os quatro dias de folia, 30 fiscais vão vistoriar os ambulantes para que não seja cometida nenhuma irregularidade. A principal delas é a localização de todos os comerciantes ao longo do percurso, já predefinida pela Semsur.

Outro cuidado tomado pela Secretaria foi com a obstrução da passagem dos trios por causa das árvores, além dos danos que esses veículos podem provocar nas plantas. Para evitar transtornos, todas foram podadas nas avenidas Romualdo Galvão, Lima e Silva e Prudente de Morais. Já os canteiros receberam uma proteção preventiva, instalada pela empresa realizadora do evento, a Destaque, em cumprimento a uma termo de ajustamento de conduta firmado pelo Ministério Público.

Iluminação especial

Um cordão de 15 mil metros de luz e mais 40 refletores farão a iluminação do Carnatal. Todas as avenidas do percurso receberam a iluminação acessória. Esses equipamentos também foram implantados em outras ruas adjacentes, onde foi identificada a necessidade. Outros pontos que receberam iluminação especial foram os três pólos de recepção de taxis, definidos dentro do programa “Via Livre”, desenvolvido em parceria com a secretaria Municipal de Mobilidade e Urbanismo (Semob).

A iluminação também será fiscalizada durante o Carnatal e duas equipes foram escaladas. “Estaremos preparados para qualquer ocorrência que possa ocorrer, tanto na iluminação implantada para a festa, como na rede convencional. Outro dever da fiscalização é impedir que ligações clandestinas sejam feitas na rede pública”, completou o secretário adjunto de Serviços Urbanos, Thiago Trindade.