Semtas atuará durante o Carnatal na proteção de crianças e adolescentes

Proteger e acolher crianças e adolescentes em situação de risco durante a maior micareta do Brasil é a missão da Ação Carnatal 2009, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, através do Departamento de Proteção Social Especial - DPSE.

Além de muita folia e alegria para os foliões, o Carnatal é também palco para oportunidades de trabalho informal na venda de comidas e bebidas. Geralmente, as famílias acabam levando os filhos para a festa, sem perceber os perigos que eles correm em meio a um evento que para essa edição promete receber mais de 100 mil pessoas por noite. Os riscos são constantes, crianças que se perdem, exposição a bebidas alcoólicas e outras drogas, alto volume de som dos trios, mendicância, situações de abuso e exploração sexual, e ainda o trabalho infantil.

Para a Ação, serão 120 profissionais entre assistentes sociais, psicólogos, educadores, pedagogos e recreadores que irão trabalhar nos 4 dias do evento, de 3 a 6 de dezembro, para fazer valer os direitos dos pequenos cidadãos determinados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Todo trabalho será realizado com o apoio da Polícia Militar, da Guarda Municipal e de Agentes de Proteção da Vara da Infância e Adolescência.

“Estaremos com parte da equipe circulando pelas ruas realizando o que chamamos de “busca ativa”, ou seja, os profissionais estarão observando cada situação no intuito de encontrar crianças e adolescentes que precisem de amparo, ou que de alguma maneira estejam privados de seus direitos”, explica a Coordenadora do DPSE e da Ação, Verônica Dantas.

O espaço de apoio para a Ação Carnatal será o Centro de Referência da Criança do Adolescente – CERCA, criado especialmente para os dias do evento, e estará localizado no Ginásio do 7º Batalhão de Engenharia e Combate – BECOMB, em Nova Descoberta. As crianças e os adolescentes que forem abordados pelos educadores sociais, estando em situação de risco, serão encaminhados para o CERCA, onde serão acolhidos por uma equipe de educadores sociais e demais profissionais de Serviço Social. Os que precisarem permanecer no CERCA, participarão de atividades sócio-educativas, recreativas e pedagógicas. Também serão servidas refeições e oferecidos banhos, roupas e dormida para aqueles que por algum motivo, não tenham como retornar no mesmo dia para suas famílias.

“Preparamos um espaço acolhedor e atrativo para as crianças e adolescentes. Teremos equipamentos de televisão e DVD para exibição de filmes e desenhos, com direito a pipoca e pirulito, tudo no sentido de entreter e amenizar a situação, até que eles possam ser encaminhados para suas famílias”, ressalta a secretária da SEMTAS, Rosy de Sousa.

A Ação Carnatal conta com importantes parcerias de diversas Secretarias do Município como a SEJEL, além de instituições como Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público, Conselhos Tutelares, Polícia Militar, Guarda Municipal, SOS Criança, entre outras.