A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas) por meio do Departamento de Proteção Social Básica (DPSB) promove nesta quarta e quinta-feira (25 e 26/02), no Centro Educacional Dom Bosco, na Zona Norte, uma capacitação para utilização do Sistema de Gestão das Condicionalidades (Sicon) do Programa Bolsa Família.
O treinamento lecionado pelo setor de gestão do Cadastro Único é destinado aos técnicos dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados em Assistência Social (Creas), e também aos representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação, responsáveis por acompanhar as condicionalidades das famílias inseridas no Programa Bolsa Família.
A coordenadora do Cadastro Único da Semtas, Carla Gleibe explica que o Sicon é um sistema em que o gestor é capaz de registrar o diagnóstico da situação de vulnerabilidade das famílias, as atividades em que estão inseridas e as avaliações do desenvolvimento do trabalho.
“O trabalho da assistência social é integrado com as políticas da educação e saúde. Então, é responsabilidade de todos acompanhar a situação das famílias que recebem o benefício do Bolsa Família. Com isso, utilizando o módulo Sicon, o técnico de referência verifica se as condicionalidades estão sendo cumpridas. Pode-se averiguar também com mais precisão e eficácia as causas desse descumprimento e se necessário realizar acompanhamento das famílias”, explicou coordenadora do Cadastro Único da Semtas.
As condicionalidades para continuar recebendo o benefício são: frequência escolar e atualização dos dados do Cadastro Único.
Segundo Carla Gleibe, esse acompanhamento já é realizado pela equipe do cadastro Único de Natal, e a partir de agora é chegado o momento de compartilhar as responsabilidades com os centros de referência de assistência social e fortalecer ainda mais as ações conjuntas.
Ao todo, serão capacitados durante os dois dias de seminário, 50 profissionais entre assistentes sociais e psicólogos da Semtas, e membros das equipes de acompanhamento de condicionalidades da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Programação:
Local: Centro Educacional Dom Bosco – Avenida Guaratinguetá, Lagoa Azul, Zona Norte, Natal/RN
25/02 – quarta-feira
09h00 – Acolhimento
09h20 – Exibição do vídeo “Vida Maria”
09h30 – Roda de conversa sobre o ciclo da pobreza
10h00 - Exibição do vídeo “Juntos fazemos mais e melhor”
10h20 – Reflexões sobre a importância da articulação em rede
10h50 – Palestra: Cadastro único “Ei! Não sou só PBF”
12h00 – Almoço
12h30 – Dinâmica
13h20 – Bolsa Família – desconstruindo falácias
14h00 – Módulo I – Sicon
15h00 - Encerramento
26/02 – quinta-feira
09h00 – Acolhimento
09h20 – Módulo II – Sicon
10h30 – Intervalo
10h50 – Módulo III – Sicon
12h00 – Almoço
12h30 – Módulo IV - Sicon
12h50 – Dinâmica de grupo
15h00 - Encerramento