Mulheres vítimas de violência ganham Centro de Referência Cidadã

Crédito da imagem: Frankie Marcone

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), inaugurou na noite desta terça-feira (01) o Centro de Referência da Mulher Cidadã, em Lagoa Nova. O evento fez parte da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres, realizado em todo o Brasil por organizações não governamentais e pelo poder público, que este ano tem como tema “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos”.
O novo Centro oferece um ambiente mais acolhedor, que conta com espaço fisco ampliado e com oportunidades para realização de atendimentos individualizados. O serviço é uma ampliação do que era feito pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde as mulheres eram atendidas sem as devidas condições técnicas, junto dos diversos outros serviços da secretaria, que só este ano já realizou 2.530 atendimentos.
Segundo a coordenadora do Centro, Taciana Costa, as mulheres terão direito a atendimento psicológico, de saúde, jurídico e até cursos de qualificação profissional. “Aqui fazemos uma atendimento inicial e as mulheres podem, dependendo do caso, serem encaminhadas para Casas Abrigo”, afirmou.
Para a titular da Semtas, Rosy de Sousa, o “objetivo com este Centro de Referência é melhorar o atendimento as mulheres vítimas da violência, com um serviço especializado e individualizado”. Também participaram da solenidade de inauguração a secretária municipal de Saúde (SMS), Ana Tânia Lopes Sampaio, Josy Passos, secretária adjunta da Semtas, Elisabeth Nasser, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Telma Targino, presidente do Conselho Municipal do Idoso, e Amélia Freire, coordenadora estadual de Políticas para Mulher.
O Centro de Referência Cidadã integra as atividades do Departamento da Mulher (DAM), da Semtas. No próximo ano está previsto a criação de um Centro de Referência da Mulher Cidadã na zona Norte de Natal. O novo órgão fica localizado na rua Brandão, 422, Lagoa Nova.