O Projeto Pelotão da Cidadania encerrou as atividades do ano letivo com uma viagem especial à cidade de João Pessoa (PB), com a participação de três alunos e dois professores de cada escola integrante do projeto. Na programação, um grupo formado por 100 estudantes e professores conheceram o centro histórico e a Estação Ciências da capital paraibana. O projeto tem como proposta formar alunos multiplicadores de ações de cidadania, meio ambiente e protagonismo juvenil, e conhecer lugares públicos e privados. É desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação (SME), por meio do Departamento de Atenção ao Educando (DAE).
Na capital da Paraíba a aula-passeio iniciou pelo centro histórico e os participantes observaram no percurso a arquitetura secular. A cidade de João Pessoa, fundada em 1585, foi um dos primeiros núcleos urbanos do Brasil Colonial e, ainda hoje, guarda na sua estrutura os estilos da arquitetura da época, que ganharam as contribuições modernas, ao longo dos últimos quatro séculos. Suas edificações compõem um cenário de diferentes estilos e épocas cheio de sobrados, praças, casarios coloniais e igrejas seculares, e é considerado o principal acervo arquitetônico do Estado. Esse patrimônio relata as diversas fases da história local, e um dos maiores e mais importantes sítios históricos do Brasil.
Os alunos, professores e equipe da SME visitaram pontos históricos como a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (sede da Arquidiocese da Paraíba), Centro Cultural São Francisco, Mosteiro de São Bento (construção Barroca feita no século XVIII), Ponto de Cem Réis, Praça dos Três Poderes, Teatro Santa Roza, Casarão de Azulejos, Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, Parque Solon de Lucena e o Pavilhão do Chá.
A Estação Cabo Branco - Ciência, Cultura e Artes, uma obra do arquiteto Oscar Niemeyer que se destaca no ponto extremo oriental na Praia de Cabo Branco foi atração seguinte do roteiro. Na Torre Mirante, os alunos e professores visitaram o Laboratório de Astronomia que possui telescópios e lunetas utilizados para aulas de campo e observações astronômicas. Ao lado, o Laboratório de Robótica que apresentou mostras de protótipos. No mesmo andar, a exposição “Desconstrução”, do artista plástico João Carlos Rocha. Apreciaram toda a beleza dos quadros, esculturas, móveis e acessórios para decoração. São peças marcadas pela solidez do ferro. Há 30 anos João Carlos recicla a maioria do material utilizado para montar suas peças. ‘São Francisco 24 horas’ foi outra exposição que o grupo também conheceu de autoria do fotógrafo italiano Alberto Banal e têm imagens feitas da sacada da sua residência, ao lado do Centro Cultural de São Francisco. A arte urbana da xilogravura de Rubem Grilo, a mostra “Penha: entre redes e promessas” e algumas instruções básicas de música numa oficina rápida, complementaram o itinerário de conhecimentos na Estação Ciência.
De acordo com o coordenador do Projeto Pelotão da Cidadania, José Carlos Alves, a viagem foi uma espécie de aula-prêmio para os alunos que se destacaram no projeto, além de professores e monitores. “Cada escola vai enviar um relatório dos alunos que participaram do passeio e como esses conhecimentos serão repassados para os colegas de sala de aula”, afirmou José Carlos.
A professora de Artes, Naize Costa, que acompanhou os alunos da Escola Municipal Celestino Pimentel disse que “é importante para os estudantes conhecerem outros ambientes, outros lugares, ampliando a visão da arte e da cultura”. A estudante do 8º ano da Escola Municipal Otto de Brito Guerra, Edilane Soares, de 14 anos, comentou que achou a cidade muito bonita e considerou a viagem bastante proveitosa. “Estou aprendendo demais sobre a cultura e a arte de uma cidade que ainda não conhecia”, afirmou Edilane.
A secretária municipal de Educação, a professora Justina Iva, também viajou com o grupo de estudantes e professores. Ressaltou que “a aula-passeio foi muito interessante para os alunos participantes do projeto, pois conheceram o patrimônio histórico de uma das mais belas cidades do Nordeste. E também são ações educativas com grande importância que vão interagir com a aprendizagem dos alunos e demais atividades na escola”.
O passeio encerrou com o pôr-do-sol na praia de Cabedelo (PB), no encontro do rio Paraíba com o mar, na praia fluvial do Jacaré, ao som do saxofonista ‘Jurandy do Sax’. Durante todo o corrente ano, quinze escolas da rede municipal de ensino participaram das atividades de formação do Projeto Pelotão da Cidadania e tiveram oportunidade de visitarem lugares como o SAMU, Câmara de Vereadores de Natal, Marinha do Brasil, Barco Escola Chama-Maré, Fortaleza dos Reis Magos, Museu da Fábrica de Café Santa Clara, Fábrica da Água Cristalina, Aterro Sanitário e Parque da Cidade.
Também participaram da aula-passeio no apoio institucional as chefes, de Gabinete, Maria Luiza Figueiredo, do Setor de Gestão de Pessoal, Nadja Vale Costa, do Setor de Alimentação Escolar, Aparecida Carlos, do Setor de Articulação Escola e Comunidade, Maria da Salete e a diretora do Departamento de Atenção ao Educando, Edna de Araújo. Além dos assessores, técnicos e monitores integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Natal.