A Secretaria Municipal de Saúde promoveu, na manhã de hoje, no Parque das Dunas, diversas atividades de lazer e de promoção à saúde, voltadas para os idosos e alusivas ao Dia Internacional da Pessoa Idosa (1ºde outubro), com o tema ‘Encontro de Gerações’.

A programação contou com uma I Mostra da Terceira Idade, reunindo registros das atividades realizadas nas Unidades de Saúde da rede municipal de saúde, e apresentações culturais dos grupos de idosos das Unidades Básicas de Saúde.

As agentes comunitárias de saúde da Estratégia de Saúde da Família do Potengi, Maria José de Paula e Ana Cristina Paula de Oliveira, apresentaram o projeto ‘Tapera da Falação’. O projeto busca fazer um resgate cultural, utilizando no cenário objeto doado pela comunidade e que vai inspirar a narrativa da estória.

“Cada pessoa pega também um retalho de tecido e conta a sua estória e a gente vai montando uma colcha de retalhos a partir dessas estórias", explicou Ana Cristina.
Maria José de Paula explicou que a ‘Tapera da Falação’ também serve de terapia para as pessoas que estão angustiadas, que tomam medicação e que estão querendo desabafar.

"No momento que ela tá contando aquela estória, ela está desabafando e quando sai já sente um alivio, começa a querer conversar, querer se abrir com a gente; já houve pessoas que até deixaram de tomar medicação controlada, através dessas reuniões que a gente faz sempre às primeiras quartas-feiras de cada mês", frisou Maria José.
O projeto também busca dar visibilidade ao talento de pessoas da comunidade, levando para a ‘Tapera da Falação’ artistas populares da própria comunidade como tocadores de viola, emboladores de coco e cordelistas.

Outro projeto apresentado na I Mostra da Terceira Idade foi uma intervenção feita por alunos de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Norte na Unidade de Saúde da Família de Monte Líbano, no qual elas elaboram, distribuem e ensinam a elaborar o sal de ervas.

As alunas têm como coordenadora a nutricionista da equipe do Núcleo de apoio à saúde da família (Nasf) e preceptora do Programa de educação pelo trabalho para a saúde da UFRN, Valbia Marinho.

"O objetivo é fazer com que as pessoas consumam uma quantidade menor de sal, pois o brasileiro consome em média 12g de sal por dia, quando o recomendado são 5g, então quando a gente prepara o sal de ervas a gente usa como tempero, realça o sabor dos alimentos e passa a consumir menos sódio, que é o que causa o aumento de pressão arterial por excesso de sal", explicou a nutricionista da equipe do Nasf, Silvana Vaz.

A programação cultural contou com a apresentação da peça "Velho é o seu preconceito, viva a melhor idade", do grupo de teatro da Unidade de Saúde da Família de Nazaré; apresentação do grupo da pastoril Estrela Viva, do bairro Ponta Negra; e apresentação do poeta Zé Martins.

As atividades envolveram, ainda, um espaço de informação dos direitos da pessoa idosa (Delegacia do Idoso/Conselho Municipal do Idoso); orientações em Saúde Bucal (UFRN); treinamento performático; avaliação nutricional; orientações em alimentação saudável, instabilidade postural e prevenção de quedas; práticas corporais; avaliação de saúde; ‘Tenda do Conto’; e atividades de alongamento e relaxamento.