Um papo animado e interativo para conscientizar alunos da rede municipal de ensino a preservar e valorizar os monumentos históricos da cidade. Este é o intuito do projeto da “Sala à Praça”, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). E nessa quinta-feira (16), foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Francisca de Oliveira, situada no bairro Pajuçara, Zona Norte de Natal, serem guiados pelos locais históricos da cidade pela equipe de historiadores da secretaria.

O projeto é dividido em duas etapas - no primeiro momento os estudantes aprendem a importância histórica e cultural do patrimônio, que foi construído há várias gerações, em sala de aula - com a exibição do curta “Dona Cristina perdeu a memória” e palestra sobre o circuito histórico de Natal, para, na etapa seguinte, munidos de um livro que traz as imagens e o mapa do percurso, observá-lo atentamente in loco.

Os 25 alunos, cursando o ensino fundamental do 6° ao 9° ano, da Escola Municipal Francisca de Oliveira iniciaram a vista pela Praça André de Albuquerque, marco zero da cidade. No local, os historiadores da Semurb explicam como tudo começou, sua localização estratégica, além de narrar histórias vividas por personagens importantes da cultura potiguar.

Ainda no roteiro, após badalar o sino da Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, de frente a praça, começa uma aula sobre os costumes de nossos antepassados que se orientavam por ele, que toca a cada 30 minutos. Outro ponto visitado, foi o Memorial Câmara Cascudo onde os alunos tiveram a oportunidade de conferir a exposição “A história da Cidade do Natal, de acordo com Câmara Cascudo”.
O passeio continuou com visitas a Igreja do Galo , ao Instituto Histórico e Geográfico do RN e se encerrou com a passagem pelo Palácio da Cultura, antigo Palácio do Governo Estadual.