Caravana da Saúde passa pela Escola Municipal José Andrade Frasão

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal de Educação, realizou na manhã desta segunda-feira (23) mais uma etapa do projeto Caravana da Saúde, dessa vez na Escola Municipal José Andrade Frasão, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, zona Norte da cidade.

Com a presença da prefeita Micarla de Sousa, mais de 300 alunos do ensino fundamental da instituição, além dos professores, foram atendidos pela equipe médica que conta com oftalmologistas, otorrinos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, pedagogas e auxiliares de enfermagem.

“Aqui vocês terão todo o tratamento de que precisam para assistirem da melhor forma as aulas dos professores e aprenderem todo o conteúdo passado dentro das salas”, disse a prefeita, que ainda relembrou outros programas desenvolvidos na área da Educação desde o início deste ano, como o Merenda em Casa e a distribuição do fardamento escolar.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Ana Tânia Sampaio, o trabalho da Caravana já é considerado um “exemplo” de administração pública. “O investimento do município está sendo muito alto neste programa e os resultados já começam a aparecer. A Prefeitura acredita que a Saúde se cuida com a prevenção”, disse Ana Tânia.

O Caravana da Saúde é desenvolvido em parceria com o Instituto Pedro Cavalcanti, que disponibiliza a equipe médica para realizar os atendimentos. O projeto ainda conta com o apoio das Óticas Diniz, que fornece óculos gratuitamente para todos os estudantes que tiverem algum problema de visão identificado.

Até agora, excluindo-se a escola José Andrade Frasão, 1030 pessoas já foram atendidas pela Caravana da Saúde. Desse total foram 850 alunos e 180 profissionais da rede municipal de ensino. A média de pessoas que tiveram problemas visuais diagnosticados foi de 60%, o que corresponde a 510 óculos distribuídos gratuitamente.

Atendimento ao professor

A diretora da Escola Municipal José Andrade Frasão, Francisca José, também destacou a importância do Caravana da Saúde para os professores. A gestora afirmou que muitos profissionais possuem problemas vocais o que prejudica o desempenho no trabalho. “Este projeto traz um grande benefício para todos nós. Assim como o aluno não consegue aprender com problemas de visão, os professores trabalham mal se tem dificuldade com a voz”, disse.