A Escola Municipal Professora Emília Ramos, situada no bairro Cidade Nova, realizou na última sexta-feira (26), com todos os alunos da instituição a XXVI Mostra Cultural com o tema, ‘A Escola e a Sociedade Movimentando-se na Diversidade’.
De acordo com a coordenadora pedagógica, Francigleide Pereira, o projeto é realizado anualmente. “Buscamos sempre expandir para os nossos estudantes as mais importantes áreas do conhecimento, mostrando as diversidades culturais abordadas e expondo os trabalhos”, disse.
Em cada sala um projeto foi exposto com os subtemas: ‘Brincando com textos, aprendendo a ler e escrever’, ‘Contos e recontos, modelado a histórias’, ‘Alfabetização porta para a cidadania’, ‘A escola degustando a culinária potiguar e as ervas medicinais’, ‘Diga não ao bullying, valorize suas amizades, mude suas atitudes’, ‘Mais respeito, eu sou criança’, ‘Quem ama a sua terra, aprende com sua história’, ‘Cantando e descobrindo o corpo’, Música, vida e diversidade’, ‘Ensino religioso, danças e histórias’, e a ‘EJA lendo o mundo dentro e fora da escola’.
Para a aluna do 4° ano da escola, Evenly Jucy, de nove anos, as mostras culturais são importantes para melhorar o aprendizado e somar conhecimento. O colega também do 4º ano, Lucas Lúcio, de dez anos, concordou com a amiga e afirmou que também foi bastante importante para o seu aprendizado.
Além das exposições dos trabalhos, também foram realizadas apresentações de danças pelos alunos. As crianças do 4° ano abordaram os recursos naturais e os cuidados com o meio ambiente. Outros estudantes do 4° ano apresentaram ‘Herdeiros do futuro’, mostrando a diversidade das danças do Brasil.