Gerentes de todos os serviços da Rede Municipal de Saúde estiveram reunidos na tarde da última segunda feira, no Auditório do IFRN Cidade Alta, para a avaliação dos Planos Operativos locais. O Plano Operativo visa cumprir as metas e objetivos estabelecidos pelo Plano Municipal de Saúde.

De acordo com a chefe da Assessoria de Planejamento da SMS, Kátia Correia, o Fórum de monitoramento e avaliação analisou o Plano Operativo de cada Unidade dos quatro Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Saúde, avaliando itens como a produção do serviço; a gestão participativa; o Núcleo de Saúde Coletiva e a resolutividade na Atenção Básica.

“O objetivo dessa avaliação é buscar a melhoria do acesso dos usuários à Rede de Atenção Básica levando em consideração o percentual de atendimentos e encaminhamentos feitos pela Atenção Básica para a Atenção Especializada, e o percentual de resolutividade desses casos. Cada Unidade elabora o seu Plano Operativo com base na demanda e nos objetivos e metas propostas no Plano Municipal de Saúde”, explicou Kátia.

O secretário municipal de Saúde, Cipriano Maia, destacou o processo de reconstrução do SUS em Natal como forma de ampliar o acesso aos serviços de Saúde para fazer um atendimento de qualidade para a população. Ele enfatizou a o trabalho dos gestores dos serviços de saúde e a importância do Plano Operativo para atingir as metas, avaliar os serviços para aprimorar a Atenção Básica e proporcionar um atendimento satisfatório para a população.

"É necessário que os gestores saibam manter o diálogo para a resolução das dificuldades, buscando a ética para proporcionar a mudança de atitudes e práticas, para que a sua prática sirva de exemplo à sua equipe de trabalho", disse Cipriano. Ele destacou ainda a importância de os gestores seguirem os princípios do SUS, reavivar a criatividade para contornar os problemas e trabalhar a informação no projeto de intervenção para a melhoria da Atenção Básica.

As diretrizes do Plano Operativo local são definidas anualmente na apresentação do Plano Municipal de Saúde e seguem as recomendações propostas para cada Distrito Sanitário.