Mais de 3.500 alunos da rede pública municipal de ensino e 500 trabalhadores que prestam serviço para a secretaria municipal de Serviços Urbanos (Semsur) viveram um dia diferente neste sábado (21). Eles foram ao estádio Maria Lamas Farache (Frasqueirão) para acompanhar o treino aberto ao público da seleção de futebol da Itália que fará um confronto decisivo contra o Uruguai na próxima terça-feira (24), valendo a sobrevivência das duas equipes na Copa do Mundo.

Os atletas da “Azurra” pisaram no gramado do Frasqueirão, pontualmente, as 17h00, para delírio da multidão de natalenses e italianos que foram ao local acompanhar a atividade. A torcida aplaudiu bastante todo o elenco e os mais assediados foram os atacantes Mario Balotelli e Antônio Cassano, além do volante Andrea Pirlo e do goleiro Gianlugi Buffon. Os atletas retribuíram o carinho recebido e acenavam para as arquibancadas a todo momento. Os titulares da equipe italiana que deram apenas uma rápida corrida ao redor do campo, enquanto os reservas fizeram um trabalho de reforço físico e um treino de finalizações.

Mesmo com a distância dos craques e do pouco tempo do treinamento a empolgação dos alunos da rede pública municipal de ensino era tamanha que eles nem reclamaram desses obstáculos. A turma da Escola Municipal Maria Madalena do bairro Pajuçara era uma das mais animadas. Ao todo, 50 alunos da instituição foram acompanhar o treino da Itália. A pequena Jaqueline Figueiredo, 13 anos, contou que estava emocionada e que irá lembrar-se daquele momento por toda a sua vida. “O que eu vivi hoje está marcado para sempre na minha memória”. Talyson Diego, 12 anos, também estuda na Maria Madalena e estava um pouco insatisfeito por não ter chegado perto dos jogadores, mas gostou da experiência: “Este sábado foi muito bacana e especial”.

O grupo de 50 alunos da E.M. Maria Madalena foi acompanhado pela diretora da escola, Joelma Silva. Ela destacou a importância da atividade e falou que essa é uma oportunidade sem igual para os alunos da rede pública municipal de ensino, pois a maioria deles não tem a chance de estar perto de grandes ídolos do futebol mundial e de vivenciar um pouco da atmosfera de uma Copa do Mundo: “O aluno se sente inserido nesse contexto todo vivenciado no país e se sente valorizado”, falou a diretora.

Os alunos da Escola Municipal Otto de Brito Guerra em Cidade Satélite também marcaram presença no estádio. Luan Cordeiro, 16 anos, disse ser um fã incondicional do futebol e não escondeu a satisfação por estar vendo de perto figuras importantes da seleção italiana: “Mesmo tendo visto por pouco tempo os principais jogadores, valeu muito a pena vir até aqui”. Jardila Tayanne, 14 anos, foi outra que adorou o sábado: “Fiquei muito feliz. Queria conseguir uma camisa de Balotelli, mas já fiquei satisfeita com essa experiência”.

A secretária municipal de Educação, Justina Iva, disse que essa atitude de levar os alunos da rede pública de ensino de Natal para participarem de atividades como a que aconteceu neste sábado é um pratica dessa gestão. Ela disse que 7.500 estudantes assistiram ao espetáculo Walt Disney e ao Festival de Cinema Infantil no passado. Para Justina, a presença dos alunos no treino da Itália é um fato importante e vai auxiliar no aprendizado deles: “A educação vinculada ao esporte, à cultura e ao lazer é um conjunto que traz um diferencial na vida escolar dos nossos alunos. Quando eles acompanham esses eventos são estimulados a pesquisar a buscar mais informações acerca de tudo o que estão experimentando. Isso traz um ganho cognitivo muito grande”.

Raniere Barbosa, secretário municipal de Serviços Urbanos, também foi acompanhar o treino da Itália no Frasqueirão e parabenizou a sensibilidade do prefeito Carlos Eduardo em determinar a distribuição dos ingressos para os alunos da rede pública municipal de ensino e para os funcionários da Semsur. Receberam as entradas os trabalhadores que realizam os serviços de paisagismo, decoração, iluminação e limpeza das praças e logradouros públicos: “Tive a oportunidade de conversar com alguns dos funcionários que ganharam os ingressos e a satisfação e a alegria lhe saltavam os olhos”, destacou.