Projeto Paralapracá é bem avaliado em Natal


Projeto Paralapracá é bem avaliado em Natal
Crédito da imagem: Adrovando Claro

Uma avaliação completa do Paralapracá realizado pelo Instituto C&A, em 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) de Natal foi apresentado à secretária municipal de Educação, Justina Iva e a equipe do Departamento de Educação Infantil (DEI) pela empresa MOVE - Avaliação e Estratégia em Desenvolvimento Social, responsável em monitorar o projeto.

Segundo o sócio da MOVE, Daniel Brandão que fez a apresentação da avaliação, não é possível comparar o desempenho de Natal dentro do cenário Nacional, porque cada Rede tem uma especificidade e um desafio. Segundo ele, dentro do resultado avaliado, foram percebidos grandes desafios na formação dos professores, mas avanços importantes na qualidade do grupo técnico instalados nas unidades. “Esses pontos ajudam muito na proposta que o Paralapracá está tentando desenvolver, pois existe qualidade para conversar, em uma rede bem ordenada com grupos que se dedicam exclusivamente a Educação Infantil”, disse.

Daniel Brandão contou que a avaliação identificou uma melhoria na qualidade das relações que se estabelecem entre a escola e as famílias, e explicou que as avalições vão ser realizadas durante todo o projeto. “Apresentamos a avaliação referente a 2013; já estamos fazendo a deste ano e em 2015 concluímos o trabalho”, finalizou o sócio da MOVE.

Para Priscila Fernandes, do Instituto C&A, Natal tem um grande diferencial, pois tem uma Rede grande e desafiadora. “É uma rede que oferece muitas condições para que o projeto aconteça. A partir dos dados apresentados e avaliados, é possível ter uma dimensão do trabalho, e onde devemos focar as atenções para que o projeto seja desenvolvido com qualidade”.

Segundo Mônica Samia, coordenadora da AVANTE, a avaliação mostrou como a Rede foi encontrada, e é o ponto de partida do monitoramento do Projeto. “O nosso foco de atuação são os coordenadores pedagógicos, e em Natal temos profissionais com um nível de aprendizagem excelente e extremamente envolvidos com o Paralapracá, isso possibilita às crianças da Rede Municipal de Educação um ensino com mais qualidade”.

Projeto
O Paralapracá teve inicio 2013 e contempla 30 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) localizados nas quatro regiões administrativas; 52 Coordenadores Pedagógicos, 360 docentes e 5.365 crianças (creche/ 0 a 3 anos e pré-escola/ 4 a 5 anos e 11 meses). Durante o projeto os coordenadores pedagógicos e técnicos das SME têm encontros de formação quinzenais, realizados pela organização formadora AVANTE – Educação e Mobilização Social, que atua com a finalidade de contribuir para a melhoria da qualidade do atendimento às crianças que frequentam instituições de Educação Infantil com duas linhas de ação complementares e articuladas: formação continuada de profissionais e acesso a materiais de qualidade, tanto para as crianças quanto para os educadores.

A formação do Paralapracá é norteada pelos eixos brincadeira, arte, música, literatura, organização dos ambientes e exploração do mundo. Para trabalhar o projeto cada instituição recebe os seguintes materiais: uma mala com cadernos de experiência e orientação, Almanaque e Estação Paralapracá, DVDs e livros técnicos; e um baú com: livros de literatura, CDs, materiais de experiência – tintas guache, bandinha infantil, fantoches, perucas, entre outros.

Após passar por cada encontro de formação do projeto Paralapracá, os coordenadores pedagógicos de Educação Infantil são multiplicadores, pois realizam formações nas suas instituições com os professores, gestores e estagiários com quatro horas mensais, de acordo com cronograma previamente planejado. Dessa forma, indiretamente, as ações do projeto alcançam todos os profissionais: auxiliares e funcionários, além das famílias que frequentam creches pré-escolas atendidas pela Rede Municipal de Educação da cidade do Natal.
 

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