Vigilância Ambiental apresenta artigo no simpósio ítalo- brasileiro


Vigilância Ambiental apresenta artigo no simpósio ítalo- brasileiro

Com o tema “Avaliação de Parâmetros Físico-químico e Bacteriológico na Qualidade da Água para o Consumo Humano da cidade do Natal”, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental (SVA) participa do ‘XII Simpósio Ítalo-brasileiro de Engenharia Sanitária Ambiental - SIBESA: Gestão Integrada, Avanços Tecnológicos e Regulação’, que acontece no Centro de Convenções de Natal desde segunda-feira (19), com encerramento previsto para esta quarta-feira 21.


“Este simpósio que reúne especialistas do Brasil e da Itália, está possibilitando uma troca de experiência riquíssima na área de vigilância ambiental e trará grande contribuição para Natal e para o Brasil”, destacou Marcílio Xavier, chefe do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental da SMS.


Dentre os mais de 120 artigos científicos que serão apresentados nas áreas de Saneamento Básico, o Setor de Vigilância em Saúde Ambiental de Natal teve um artigo aprovado que será exposto, às 11h30 desta quarta-feira. O artigo foi elaborado pelos técnicos da VSA Marcílio Pereira Xavier, Emilia Margareth de Melo Silva, José Wellington Ferreira, Denise Cristina Silva de Oliveira e João Igor Vieira de Miranda.


“Esse trabalho busca avaliar a qualidade da água para consumo humano da cidade do Natal, usando dados do programa VIGIÁGUA. Para isso, avaliou-se no terceiro trimestre de 2011, as análises de temperatura, pH e turbidez de 168 amostras de água coletas em bairros que fazem parte dos Sistemas Ponta Negra, Felipe Camarão, Guarapes, Jiqui, Planalto e Satélite, além dos resultados de cor, cloro, nitrato, coliformes totais, coliformes termotolerantes, realizados pelo Laboratório Central - LACEN-RN”, informou Marcílio.


Ainda segundo ele, os resultados dos parâmetros de turbidez, coliformes totais e coliformes termotolerantes, apresentaram 0,60%, 7,14% e 2,98% amostras fora dos padrões. Quanto ao íon nitrato, este apresentou resultado insatisfatório em 42 amostras. A análise das Doenças Diarréicas Agudas (DDA’s) as médias de casos por bairro apresentaram os maiores índices em 12 bairros da cidade do Natal.


“Percebe-se que os resultados demonstram que em alguns bairros da cidade a problemática do nitrato ainda não foi solucionada, apesar dos esforços da concessionária de água local”, concluiu Marcílio.


O XII Simpósio Ítalo-Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental é uma iniciativa da ABES, juntamente com a ANDIS - Associazione Nazionale di Ingegneria Sanitaria Ambientale, da Itália. O evento ocorre alternadamente, em ambos os países e, ao longo de 30 anos, consolidou-se com um dos principais eventos para debates e atualização profissional entre especialistas brasileiros e europeus.


O VIGIÁGUA é um Programa Nacional de Vigilância em Saúde Ambiental relacionada à qualidade da água para consumo humano, que tem como um dos objetivos, buscar a melhoria das condições sanitárias das diversas formas de abastecimento de água para consumo humano.


Mais informações:Marcílio Xavier – Chefe do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental /SMS
Cel: 88764596

 

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389