Prefeitura do Natal intensifica ações de comunicação na internet

A Secretaria de Comunicação Social de Natal (Secom) intensificou a comunicação digital desde o início de 2014. Além dos perfis oficias da Prefeitura do Natal no Facebook, Instagram e no Twitter e dos perfis do Viver Natal, ligado à Secretaria de Turismo, estão sendo realizados trabalhos em mais seis frentes para ampliar o diálogo com a população e com os turistas.

As ações são para Copa do Mundo de 2014 e vão permanecer depois do evento, como herança para cidade. A primeira delas foi a verificação dos perfis oficias da Prefeitura do Natal. Desde abril, eles possuem um selo azul, dado pelo próprio Twitter, e que garante que eles são oficiais e atualizados de acordo com as diretrizes da Secom.

Além disso, houve a integração das linhas de ônibus da cidade com o Google Maps, o serviço mais popular do mundo de mapas e GPS. Há cerca de um mês, o Maps faz o traçado com a previsão de tempo da saída e chegada dos ônibus nos pontos da cidade. O serviço facilita a consulta de linhas e o tempo previsto para viagens de transporte público em Natal.

Outro avanço na área foi a parceria com o Twitter para o lançamento do Twitter Alerts, ligado ao perfil @156Natal. A partir desta terça-feira (20), os seguidores do perfil vão receber alertas importantes de trânsito e outras ocorrências de forma destacada na timeline. Além disso, os usuários que se cadastrarem vão receber SMS com alertas de trânsito em tempo real.

Para a Copa do Mundo, foram criados os perfis do Natal Host City, com informações sobre o Mundial na cidade. São contas no Twitter, no Facebook e no Instagram que operam desde o início de 2014. Como material de apoio a estes perfis, está sendo elaborado um Guia Turístico para celulares e tablets com informações importantes para os que chegam à cidade.

A Fifa Fan Fest também terá ações de comunicação digital. A Prefeitura está elaborando um hot-site, em formato “One Page” e baseado em um design inovador, com a programação completa do evento, além da cobertura fotográfica e de texto da festa. O site será responsivo, ou seja, é adaptável a várias telas de celulares a monitores de alta definição.

1 - Integração das linhas de ônibus com o Google Maps
2 - Twitter Alerts