Com o intuito de combater a violência e manter um trânsito mais saudável, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a de Mobilidade Urbana (Semob) realizaram neste domingo 18, uma atividade educativa conjunta para marcar o “Dia Nacional de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” e o “Maio Amarelo - Atenção Pela Vida”, voltado à segurança no trânsito.
A ação aconteceu nos cruzamentos das Avenidas Bernardo Vieira com as Avenidas Romualdo Galvão e Salgado Filho, no horário das 9h às 11h. Os técnicos da SMS e Semob, por meio de uma abordagem leve e descontraída, sensibilizaram a comunidade em geral, em especial os condutores de veículos e pedestres.
Uma peça teatral “Faixa Viva”, chamou a atenção para os cuidados no trânsito. A mobilização contou também com distribuição de camisinha, apresentação de vídeos, panfletagem sobre violência sexual e orientações sobre segurança no trânsito.
“Nosso objetivo é chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes no município, e atrair a atenção da sociedade para prevenção a acidentes de trânsito”, explica a chefe do Núcleo de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da SMS, Geane Benedito.
A ação foi promovida pela Comissão Intersetorial de Segurança no Trânsito, formada por dez órgãos: SMS, Semob, Comando de Bombeiros Militar – CBM/RN, Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), Secretaria Municipal de Educação (SME), Polícia Rodoviária Federa, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/RN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( UFRN), Comando de Policiamento Rodoviário Estadual(CPRE/RN) e Secretaria de Estado da Saúde do RN (SESAP/RN).
O ‘Maio Amarelo’ é um movimento internacional de mobilização e conscientização para a redução de acidentes e para um trânsito seguro em qualquer situação. O amarelo é em alusão à sinalização de advertência, que também simboliza atenção e Faixa Viva é umas das atividades que faz parte desse movimento realizado em Natal.