O prefeito Carlos Eduardo e a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva, inauguram nesta quinta-feira (08) às 16 horas, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Vulpiano Cavalcante. Localizado na Rua Sebastião Gonçalves, nº 77, no bairro de Igapó, o CMEI  vai ampliar o atendimento de 114 para 320 crianças com 24 educadores. Construída no modelo padrão da Secretaria Municipal de Educação (SME), na obra foram investidos recursos de R$ 1.911.859,35 oriundos do orçamento próprio da Prefeitura do Natal.

A estrutura física do novo CMEI conta com sete salas de aulas e cada sala com banheiros próprios, dois berçários e mais dois banheiros, salas da direção, dos professores e secretária, cozinha, despensa, dois refeitórios, solários, almoxarifado, enfermaria e outros quatro banheiros acessíveis. O Vulpiano Cavalcante atenderá crianças na faixa etária de quatro meses a cinco anos e 11 meses, com turmas de berçários e níveis I ao IV. Nessa faixa, há uma ênfase no desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo das crianças, tanto no berçário como na educação infantil.

De acordo com o diretor de engenharia e arquitetura da SME, Seledon Dias, o CMEI Vulpiano Cavalcanti teve a obra iniciada em 2008 e atingiu 50% construído. “A obra ficou parada durante quatro anos e para reiniciarmos a construção precisamos avaliar a situação real da obra, ou seja, verificar como estava a estrutura e o que seria necessário para a conclusão, já que boa parte do que havia sido construído foi depredado”, disse.

Ainda no mês de maio, será inaugurado o CMEI Mailde Pinto Galvão, que fica localizado na Rua Joinville, no Conjunto Santa Catarina e atenderá a 187 crianças de Berçário II, Níveis I, II, III e IV e contará com 16 educadores. A obra, foi construída com recursos do FNDE, teve o custo de R$ 1.464.753,02.

Outras quatro unidades de ensino serão inauguradas ainda no primeiro semestre pela Secretaria Municipal de Educação. Serão três CMEIs, um localizado no bairro Guarapes, e os outros dois em Pajuçara, no Loteamento Riomar e na Rua da Garoupa. Haverá ainda a inauguração de uma escola padrão no loteamento Aliança, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação. Ao todo, foram investidos 7.407.625,52. 

Em dezembro de 2013, No âmbito do Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem do FNDE, três CMEI foram construídos e inaugurados. Os CMEI Maria dos Martírios, Belchior Gomes de Sá e Telma Rejane, localizados no Pitimbu, Nossa Senhora da Apresentação e Lagoa Azul, respectivamente. Juntas as unidades de ensino estão oferecendo 480 novas vagas.

Vulpiano Cavalcanti de Araújo


Nascido em 15 de março de 1911 em Fortaleza/CE e faleceu no dia 19 de novembro de 1988. Médico, formado nas universidades da Bahia (onde iniciou) e do Rio de Janeiro (onde concluiu) em 1935, aos 23 anos. Obstetra, Ginecologista e Cirurgião foi membro do Colégio Internacional de Cirurgiões de Paris. Exerceu a profissão em Fortaleza, Natal, Macau, Areia Branca e Mossoró.

Vulpiano fazia questão de declarar sua paixão pela medicina, assim como pela música e política. Queria ver um Brasil melhor para os pobres. Comunista convicto e declarado, alternou os momentos da sua vida entre as calçadas em frente ao seu consultório nos dias de semana que dedicava ao atendimento gratuito aos mais necessitados. Era conhecido como o médico dos pobres.

Foi casado com Maria Ângela Caldas Cavalcanti de Araújo e teve quatro filhos, Sônia Caldas, Orlando Luis, Vulpiano Cavalcanti Filho e Maria Ângela.