Uma reunião realizada na tarde da última terça feira 15, na Secretaria Municipal de Saúde, buscou definir metas para o Programa “Crack, é possível Vencer” no Estado e no município.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Saúde Mental, Marluce Ribeiro, Natal foi uma das três cidades contempladas pelo Programa “Crack, é possível Vencer” do Governo Federal, além de Parnamirim e Mossoró que juntas receberão um investimento de 21 milhões de reais.
“A Secretaria Municipal de Natal está enquadrada no eixo Cuidado, e tem várias metas a alcançar durante o ano, como a implantação de novos serviços; a criação de mais uma equipe de Consultório de Rua; a construção de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Norte); a criação de uma unidade de acolhimento adulto e infantil, e a criação de um Centro de Atenção Psicossocial Infantil (Caps i) na Zona Norte”, explicou Marluce.
A reunião teve ainda a participação da secretaria adjunta da SMS, Márcia Pellense; da representante da Secretaria Estadual da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), Ana Paula Dantas; da representante da SMS, Andressa Cristina Melo e da representante do Programa Estadual RN Vida, Betânia Melo.
Programa Nacional
O programa "Crack, é possível Vencer" foi lançado pelo Governo Federal com a finalidade de prevenir o uso e promover a atenção integral ao usuário de crack, bem como enfrentar o tráfico de drogas. O objetivo é aumentar a oferta de serviços de tratamento e atenção aos usuários e seus familiares, reduzir a oferta de drogas ilícitas por meio do enfrentamento ao tráfico e às organizações criminosas e promover ações de educação, informação e capacitação.
O programa observa a Lei nº 11.343/2006 e reúne diversas ações que envolvem diretamente as políticas de saúde, assistência social e segurança pública e, de forma complementar, ações de educação e de garantia de direitos. As ações são organizadas em três eixos temáticos: Prevenção, Cuidado e Autoridade.