As obras da primeira etapa do projeto “Rua Verde: Alameda Padre Sabino”, no bairro de Mãe Luiza, estão na reta final. As requalificações urbanísticas realizadas pela Prefeitura de Natal e executadas pela Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) são  no entorno da Igreja Nossa Senhora da Conceição, na segunda travessa da Rua João XXIII,  e estão previstas para serem concluídas no final deste mês.

Os técnicos do Departamento de Informação, Pesquisa e Estatística (DIPE) da Semurb realizaram uma vistoria nas obras, durante a manhã desta sexta-feira (11).

De acordo com a arquiteta e diretora do departamento, Ana Karla Galvão, as intervenções no local envolveram a construção e readequação de calçadas de acordo com as normas de acessibilidade, a arborização do espaço, além da instalação de postes de iluminação de baixo consumo (LED) , a pintura de painéis com grafismos  e a criação de uma área de eventos, e de uma feira livre.

Ainda segundo Ana Karla, para que a obra seja concluída, ainda faltam a construção de um palco na área de eventos e a colocação do piso intertravado da feira livre e alguns serviços menores de pintura, instalação de postes e conclusão do playground, por exemplo. Ela ressalta, no entanto, que o projeto Rua Verde ainda  compreende mais outras duas outras etapas.

A segunda etapa, que se encontra em fase de licenciamento, trata de acessibilidade de outra parte da segunda travessa da Rua João XXIII. Essa fase do projeto envolve a construção e ampliação de calçadas e a instalação de onze Arcadas da Memória, estruturas que vão abrigar grafismos em preto e branco contando a história do bairro de Mãe Luiza.

Já a terceira etapa do Rua Verde, por sua vez, está sendo preparada pela Semurb para logo entrar em processo de licenciamento e licitação. A última fase do projeto trata de requalificações urbanísticas similares às outras duas, mas na Rua João XXIII em si, principal via de acesso ao bairro.