A Secretaria Municipal de Saúde de Natal se integra à programação do Ministério da Saúde na realização da Semana Nacional de Humanização, que ocorre em várias cidades brasileiras, para promover ações de mobilização, marcando os dez anos de humanização no sistema público de saúde.
O objetivo da Política Nacional de Humanização do SUS é aumentar o grau de corresponsabilidade dos diferentes atores que constituem a rede SUS, na produção da saúde, provocando mudanças na cultura da atenção aos usuários e na gestão dos processos de trabalho.
A PNH também busca garantir os direitos dos usuários e seus familiares, ao mesmo tempo em que estimula que eles se coloquem como atores do sistema de saúde por meio de sua ação de controle social. Quer, ainda, que existam melhores condições para que os profissionais efetuem seu trabalho de modo digno.
Na Unidade Básica de Saúde de Pajuçara, a Semana Nacional de Humanização acontece entre 8 e 11 de abril, pela manhã, com rodas de conversa sobre direitos e deveres do usuário e a importância do agente de saúde na comunidade. Os encontros serão mediados por Iuris Xavier, Simone Gomes e Marta Maria. Haverá, ainda, palestras educativas sobre doenças psicossomáticas e métodos contraceptivos, que serão ministradas por Liliane Azevedo, Maysa Glycia e Natália Teixeira. A Unidade fica na Rua Maracai, s/n, na Zona Norte.
Na Estratégia de Saúde da Família de Panatis a programação vai de 7 a 11 de abril. No dia 7, a partir das 8h, haverá uma roda de conversa sobre a Política Nacional de Humanização. No dia 8, a partir das 14h, haverá a exibição do documentário “O renascimento do parto”, seguida de debate. No dia 9, a partir das 8h30, haverá a apresentação do projeto ‘Tenda do Conto’, na área de lazer do Panatis. No dia 10, a partir das 8h, acontece uma aula de Tai Chi Chuan, no auditório da Unidade, com a participação do Grupo de Idosas da Unidade de Saúde de Bela Vista e, no dia 11, haverá uma Sessão Teatral de Humanização voltada para as gestantes. Durante toda a semana estará aberta à visitação do público a exposição fotográfica "Panatis em foco". A unidade fica na Rua das Pimenteiras, s/n - Potengi.
Na Unidade Básica de Saúde do Alecrim, as atividades acontecem entre 7 a 11 de abril. No dia 7 haverá um café da manhã; no dia 8, as Drª Neide Terezinha Torres e Gizelia Oliveira farão atendimento de verificação de pressão arterial de quem estiver presente na Unidade; no dia 9, será dedicado à imunização; no dia 10, haverá uma palestra sobre DST/AIDS e distribuição de preservativos; e no dia 11, uma palestra sobre a dengue. A Unidade fica na Avenida Presidente Bandeira, 935.
A Unidade Básica de Saúde de Lagoa Seca realiza, a partir das 14h do dia 7, uma Roda de conversa sobre dietas “DETOX”, coordenada por Lenilda Coelho, alertando sobre os riscos do uso abusivo deste tipo de dieta. No dia 8, a partir das 14h, haverá avaliação antropométrica, com o objetivo de mostrar aos usuários presentes como se encontram fisicamente. No dia 9, às 14h, haverá intensificação de vitamina A e ferro para as crianças. No dia 10, às 15h, portadores de hipertensão arterial sistêmica serão alertados sobre o uso do medicamento de forma diferente da prescrita pelo médico. No dia 11, o professor de dança Gilvan Fernandes fará uma demonstração prática da importância da dança na saúde das pessoas, para mostrar aos presentes os benefícios que a prática da dança pode trazer. A unidade de Lagoa Seca fica na Rua Padre Antônio, s/n.
Na Unidade de Saúde da Família das Rocas haverá, na manhã do dia 7 de abril, ginástica laboral para promover o bem-estar físico e mental de hipertensos, diabéticos e idosos. No dia 9, haverá uma atividade na Sala de Espera para melhorar a humanização. A Unidade de Saúde da Família das Rocas fica na Rua Francisco Bicalho.
O Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso realiza atividades dentro da Semana Nacional de Humanização nos dias 7, 9 e 11 de abril. No dia 7, idosos e usuários poderão assistir a uma palestra sobre a importância da atividade física para a saúde do idoso. No dia 9, haverá atividade física de solo no auditório para melhorar a independência do idoso e roda de conversa sobre humanização para despertar o interesse do grupo de idosos em participar do processo de humanização e cidadania. No dia 11, no auditório, os idosos terão atividade física orientada para a terceira idade, atividade que visa contribuir para a conservação da independência da pessoa idosa. Haverá, ainda, o Ensaio do Coral Cânticos para despertar o interesse cultural nos idosos, descobrir talentos e elevar sua autoestima. O Centro está localizado na Praça Augusto Severo, 281, na Ribeira.
A Unidade de Saúde da Família de Aparecida promoverá, nos dia 9 e 11 de abril, a partir das 7h, atividades físicas e técnicas de relaxamento para promoção da Saúde com a presença de um profissional educador físico. Ainda no dia 9, a partir das 14, o Grupo Operativo da Unidade se reunirá com as gestantes para orientar sobre a importância do leite materno e do Ambulatório Médico Especializado, com realização de dinâmicas, sorteio de brindes e fornecimento de lanche. O dia 11 está reservado à Terapia Comunitária para acolher demandas de sofrimento emocional da comunidade, como forma de estreitar vínculos e melhorar a autoestima da população. A unidade fica na Rua Guanabara, 195, em Mãe Luiza.
Na Unidade de Saúde Familiar Comunitária, a programação da Semana Nacional de Humanização será nas manhãs de 7 a 11 de abril com realização de palestras e orientação sobre higiene bucal, com escovação supervisionada para reduzir a prevalência de cárie e doenças periodontais. Haverá, ainda, um trabalho em grupo com as mulheres da comunidade, no dia 8, com a mediação de uma psicóloga. O objetivo é ajudar mulheres que não trabalham e sofrem com a síndrome do ninho vazio e outras demandas emocionais, voltada para mulheres acima de 45 anos de idade. No dia 9, adolescentes e adultos terão a pressão arterial verificada pela enfermeira Ana Maria, para detectar casos de hipertensão arterial e diabetes. No dia 10, a médica Ana Cristina estará orientando gestantes e puérperas sobre aleitamento materno. No dia 11, toda a equipe de saúde da Unidade estará orientando a população sobre qualidade de vida e bem- estar, além de serviços de corte de cabelo, limpeza de pele, massagem capilar e dança circular. A Unidade de Saúde Familiar Comunitária fica na Avenida Nilo Peçanha, 620, em Petrópolis.
Na Unidade de Saúde de Vale Dourado as atividades da Semana de Humanização acontecerão de 9 a 11 de abril. No dia 9, a partir das 14h, os trabalhadores do SUS lotados na Unidade de Saúde estarão discutindo a importância da Grupoterapia nos serviços de saúde e apresentarão propostas para promoção e prevenção à saúde em diversos segmentos (idoso, gestante, adolescente, etc.) a partir de trabalhos em grupos. Na tarde do dia 10, o tema do debate será Educação Popular no SUS, debate que visa ampliar a promoção da saúde demonstrando as novas ferramentas na Educação Popular em Saúde. O objetivo é promover o diálogo para construir uma autonomia e emancipação dos grupos populacionais, estratégia essencial para o fortalecimento da atenção básica em saúde. No dia 11, as atividades se iniciam às 13h30, com debate sobre "Humanização e Acolhimento com classificação de risco na Unidade Básica de Saúde”. Em seguida, o tema em discussão será "Saúde do Trabalhador e qualidade de vida". A Unidade fica na Rua Irmã Vitória, s/n, em Nossa Senhora da Apresentação.
No CAPS II AD Norte a questão do acolhimento será tratada com os usuários, nos dias 7 e 11 de abril, através de uma dinâmica de grupo chamada “histórias inacabadas”, que será conduzida pela assistente social Keilla Melo e pela administradora Kécia Milena. Na dinâmica serão utilizados três textos de criação da equipe técnica sobre acontecimentos cotidianos em Serviços de Saúde e na rotina diária dos usuários, sem estarem concluídos, sobre acolhimento. Os usuários serão divididos em três grupos e, através de um teatrinho, irão dar uma solução para as três histórias, representando na roda de conversa.