Debater o que está sendo feito, como está sendo feito e como fazer melhor, foi uma das propostas de uma reunião de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) com apoiadores da Política Nacional de Humanização (PNH), que aconteceu na manhã desta quinta – feira (20), de 8h às 13h, no Auditório da Faculdade de Farmácia da UFRN.

O debate visou construir um projeto com a contribuição de servidores e apoiadores da Rede tendo como referência o Plano Nacional de Humanização do SUS, a participação social, a gestão participativa, o acolhimento e a criação de novos arranjos nos serviços como forma de assegurar a saúde como um direito à cidadania.

Os critérios de criação desse projeto surgiram a partir da elaboração do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), projeto recomendado pelo Ministério da Saúde que tem o objetivo de incentivar melhorias no atendimento e no funcionamento das unidades básicas de saúde.

A reunião teve o acolhimento da Trupe da Saúde, a apresentação do Projeto de Formação de Apoiadores da SMS Natal, por Iza Leal e uma apresentação das experiências para criar espaços de reflexão considerando as especificidades de cada ator envolvido no Projeto, com a participação do secretário municipal Cipriano Vasconcelos que colaborou com sua experiência de professor.
O secretário municipal de Saúde, discorreu sobre o tema “Conversando sobre Apoio” e “Apresentação de Experiências”, e também fez um histórico da PNH no SUS e em seguida lançou o seguinte desafio aos participantes da reunião “Como dinamizar para dar um valor de uso a essa proposta de trabalho?”.

“Os apoiadores precisam se fortalecer para exercer essa função. Temos que trabalhar pelo contágio positivo nas unidades para que os profissionais saibam que existe esse debate”, explicou a servidora da SMS, Neuma Lúcia.

A servidora da SMS, Maria do Carmo, lembrou a importância de ser dado um suporte aos apoiadores para o seu fortalecimento. “Como a gente vai fazer com que as respostas cheguem mais rápido?”, pergunta que ela mesma respondeu propondo horizontalizar as esferas institucionais para fortalecer esses apoios.

“Temos que tecer essa rede para dentro do trabalho e para fora do trabalho” resumiu a servidora da SMS, Sheyla Maria.
Semanalmente os apoiadores se reunirão semanalmente durante quatro horas e os subgrupos se reunirão mensalmente para trocar experiências. O próximo encontro está agendado para o dia 29 de abril.