Os profissionais que atuam na Maternidade Felipe Camarão irão receber uma capacitação, a partir das 9h desta quarta feira (19), para a recepção das voluntárias que atuarão como Doulas comunitárias naquela Maternidade. O objetivo é sensibilizar a equipe a respeito de como as Doulas serão inseridas dentro do trabalho para darem esse suporte ao trabalho de parto.
Segundo a coordenadora da Rede Cegonha, Rosário Bezerra, nesse primeiro momento de prática, as Doulas serão supervisionadas por profissionais mais experientes.
“Nós estaremos captando quem poderá estar acolhendo essas Doulas, além de esclarecer o que elas realmente estarão promovendo e como a Rede Cegonha estará apoiando, como forma de evitar confusão sobre o papel que elas desempenharão, já que a função ainda é desconhecida para alguns”, explicou Rosário.
As Doulas são uma recomendação do Ministério da Saúde e serão o primeiro dispositivo para promover a humanização da cena do parto. A palavra ‘doula’ ("mulher que serve") vem do grego e aplica-se nos dias de hoje às mulheres que dão suporte físico e emocional a outras mulheres antes, durante e após o parto.
As profissionais que passaram pela capacitação teórica estarão em treinamento prático durante dois meses e só então assinarão um Termo de Voluntariado para atuarem na Maternidade Felipe Camarão.
As supervisoras das capacitadas, Rosário Bezerra e Clarissa Soares, farão visitas quinzenais à Maternidade para acompanhar de perto a atuação das novas profissionais e seu processo de implementação na função.