O confronto futebolístico entre Gana e Estados Unidos pela Copa do Mundo FIFA 2014, marcado para o dia 16 de junho, às 19 horas, na Arena das Dunas, provocou a visita de uma comissão do ministério da Juventude e do Esporte de Gana ao Palácio Felipe Camarão. A delegação do país africano foi recebida pelo secretário chefe do Gabinete do Prefeito, jornalista Sávio Hackradt; secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerril, e pelo secretário adjunto de Esporte e Lazer, Carlos Eduardo Nascimento.

Encantado com a cidade, o ministro da Juventude e Esporte, Elvis Afriyie-Ankrah, disse que Gana escolheu Natal como cidade-sede. A seleção ainda jogará contra a Alemanha no dia 21 de junho, em Fortaleza, e contra Portugal, no dia 26, em Brasília. Na ocasião, o ministro mostrou interesse em firmar parceria com o município para além da Copa do Mundo. Ele elogiou, ainda, a culinária natalense, mas demonstrou preocupação com a segurança e com o idioma. Afirmou que a delegação oficial de Gana já se instalará em Natal no mês de maio.

Afinado com o discurso do ministro, o secretário Sávio Hackradt mostrou-se aberto a futuras parcerias entre Natal e o governo de Gana. “Natal é uma cidade aberta para fazer negócios com o mundo”, declarou. No encontro, Hackadt garantiu que a cidade estará pronta para a Copa do Mundo.

Por sua vez, o secretário Fernando Bezerril observou que os investimentos nos corredores turísticos no quesito monitoramento com câmeras chegam a R$ 35 milhões. “Estamos dentro das normas internacionais”, garantiu o gestor. Ele também frisou que Natal é a única cidade-sede da Copa do Mundo a ter dois aeroportos internacionais com capacidade para receber grande fluxo de turistas. Além disso, Bezerril informou que o Porto de Natal está preparado para receber três mil turistas de uma só vez.

Ainda conforme o secretário, Natal está se capacitando para receber pelo ar, terra e mar os milhares de turistas que virão visitar a cidade na Copa do Mundo. Os investimentos em mobilidade urbana – de acordo com Bezerril – atingirão R$ 1,2 bilhão: “Este é um momento único para nós vendermos Natal, consolidando o município como destino internacional”.
Na opinião do secretário, o trade está preparado para receber bem o turista na Copa do Mundo. “O natalense vai saber ganhar o dinheiro dele sem exploração. Natal é a cidade do turismo família. Os proprietários dos hotéis são os próprios administradores dos negócios”, declarou.