Lirinha participa de debate com poetas locais e faz lançamento do seu livro “Mercadorias e Futuro”

O Dia Nacional da Poesia é um evento tradicional do calendário cultural de Natal. E para festejar esta data, a Prefeitura do Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), promove no dia 14 de março (quinta-feira da próxima semana) o tradicional café da manhã entre os artistas com a vinda especial do músico e poeta pernambucano José Paes de Lira, o Lirinha, que estará fazendo o lançamento do seu livro “Mercadorias e Futuro”. O evento começa às 9h, na própria Funcarte.

Lirinha é músico, escritor e compositor. Começou a carreira artística aos 12 anos de idade, como declamador de poesias em Arcoverde, sertão de Pernambuco. Em 1997, idealizou e construiu o espetáculo cênico musical Cordel Do Fogo Encantado, a novidade mais impactante e original vivenciada pela música pernambucana, após o surgimento de Chico Science.

Com o grupo, gravou três discos: Cordel do Fogo Encantado (2000), O Palhaço do Circo sem Futuro (2002) e Transfiguração (2006). Em outubro de 2005, lançou o DVD MTV Apresenta: Cordel do Fogo Encantado.

Com a banda, conquistou o público no Brasil e exterior com uma performance arrebatadora e uma sonoridade consistente, não apenas pela inovação na utilização da percussão tradicional, mas também com a força e qualidade das letras e uma nova forma de levar a poesia recitada a um grande público.

Lirinha participou da coletânea virtual Geração 00 organizada por Heloísa Buarque de Holanda. Escreveu e lançou o livro infantil O Garoto Cósmico (FTD, 2007). Em 2008 escreveu e montou a peça teatral Mercadorias e Futuro, escreveu também o livro homônimo lançado pela Ateliê Editorial.

Com o espetáculo de teatro Mercadorias e Futuro ele percorreu todo o Brasil e participou dos principais festivais de teatro do país. Em fevereiro de 2010, após mais de 10 anos com o grupo, José Paes de Lira deixou a banda Cordel do Fogo Encantado.

Um ano e meio depois se prepara para lançar seu primeiro álbum solo, denominado LIRA.

Com 11 faixas de composições inéditas, produzido por Pupillo, o CD conta com algumas participações especiais de músicos convidados, como Otto e Ângela Ro-Ro e que foi lançado em setembro de 2011.

Lirinha conta que nesse trabalho buscou uma sonoridade diferenciada em relação a sua antiga banda, partindo em busca de uma nova música, com ritmo e um pulso próprio e original. “O Cordel do Fogo Encantado é quase que um personagem apocalíptico, profético, é um espetáculo cênico. Agora quero me dedicar inteiramente à música. Neste disco, falo de mim pela primeira vez”, acrescenta.

Esta nova sonoridade passa pela utilização de piano acústico e elétrico, sintetizadores, bateria e guitarra. Para a gravação de poemas, uma de suas marcas registradas, Lirinha utilizou bases e experimentações de timbres que podem ser conferidas neste seu trabalho solo.

PROGRAMAÇÃO DIA DA POESIA
Data: 14 de março
Local: Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte)
Início: 9h
Convidado especial: Lirinha

9h15: Lirinha e sua atuação na literatura. Leitura de trechos do seu livro “Mercadorias e Futuro”
Perguntas dos participantes

10h15: Café da manhã