Com o objetivo de reunir e integrar os agentes envolvidos nas relações de consumo e turismo durante a copa do mundo, a secretária nacional do consumidor do Ministério da Justiça, Juliana Pereira, virá a Natal na próxima terça-feira (20/01).
A reunião que acontecerá às 09h00 no auditório da governadoria, contará com a presença da Governadora Rosalba Ciarlini e do Prefeito Carlos Eduardo, além dos Diretores dos Procon’s Estadual e Municipal, Ney Lopes Júnior e Kleber Fernandes, respectivamente.
Entre os objetivos principais da reunião estão arealização de um diagnóstico sobre os produtos e serviços locais como hospedagem, locais de retirada de ingressos, alimentação e bebidas, transporte urbano, aéreo e interestadual, monitoramento de preços, oferta e qualidade dos serviços, além da criação de uma câmara técnica de consumo e turismo.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) vem realizando em todas as cidades sedes da copa do mundo essas reuniões envolvendo também todos os atores que terão participação direta na regulação e fiscalização de produtos e serviços durante o mundial da FIFA. Para tanto, estarão presentes também, representantes da Embratur, Ministério do Turismo, Ministério do Esporte, Ministério da Saúde, Ministério dos Transportes, Anvisa, ANTT, Infraero, ABIH, Secretarias de Turismo do Estado e da Capital, dentre outras instituições.
Para dar suporte aos Procon’s, a Secretaria Nacional em parceria com a Embratur, vai elaborar material educativo em três idiomas para atender ao consumidor turista durante a copa do mundo. Para o Diretor Geral do Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal), Kleber Fernandes, esse encontro será de grande importância para traçar diagnósticos do mercado de consumo, as metas e ações que serão desenvolvidas pelos Procon’s durante a copa do mundo.
Kleber Fernandes afirmou ainda que a intenção do Procon Natal é ter um atendimento itinerante ao consumidor turista a fim de facilitar o acesso ao instituto. “Vamos disponibilizar unidades móveis do Procon no entorno do Arena das Dunas e nos pontos turísticos da cidade com atendimento ao consumidor, distribuição de material educativo e oferecendo orientações acerca dos seus direitos enquanto consumidores.”