Galeria Newton Navarro inaugura a exposição que comemora os 35 anos do artista potigua


Galeria Newton Navarro inaugura a exposição que comemora os 35 anos do artista potigua

 

A Galeria Newton Navarro, vinculada a Fundação Cultural Capitania das Artes – Funcarte inaugura nesta quinta-feira, 05, às 19h, a exposição “Vatenor: Luz – Cor – Cajus - 35 Anos Arteiro Sempre”. A mostra reúne cerca de 80 trabalhos entre pintura e serigrafia do artista potiguar Vatenor, feitas entre 1974 e 2009. Os visitantes poderão constatar o nascimento, crescimento e a afirmação do artista.
 Vatenor evidencia em sua exposição comemorativa aos 35 anos de carreira, à trajetória de um artista que esteve ligado às tradições da sua terra, buscando transmitir a essência de sua infância com uma linguagem própria. Suas obras têm como temática os cajus, cajueiros e dunas, características da geografia de sua infância, vivida nas margens do Rio Potengi, Praia da Redinha e na Praia de Genipabu. ”Meu brinquedo, meu alimento, minha vida”, para Vatenor a exposição representa a vitória de um artista que buscou ser fiel ao tema. As lembranças debaixo dos cajueiros, pendurado nos galhos sempre estiveram retratados em sua obra.
A exposição de Vatenor apresenta uma retrospectiva de sua produção ao longo dos seus 35 anos de carreira, além de apresentar 30 obras inéditas.   Vatenor: Luz – Cor – Cajus - 35 Anos Arteiro Sempre será inaugurada nesta quinta-feira, 05, às 19 h, na Galeria Newton Navarro e permanecerá aberta à visitação de segunda a sexta-feira até o dia 30 de novembro, das 09 às 18h. A Galeria Newton Navarro está localizada na Fundação Cultural Capitania das Artes – FUNCARTE, Av. Câmara Cascudo, 434 – Centro. A entrada é gratuita.
 
Sobre Vatenor
Nascido em Natal em 1953, Vatenor morou no Rio de Janeiro entre os anos de 1970 e 1974, onde atuou como fuzileiro naval. Em 74 deixou à marinha e começou a pintar de forma autodidata. Participou de várias exposições coletivas e vários salões individuais. Realizou vinte e sete exposições individuais, no Brasil e no exterior. Morou durante 26 anos no Rio de janeiro, convivendo com as grandes expressões artísticas nas décadas de 70 e 80. Entre 1986 e 1989 morou em Nova York, onde teve a oportunidade de conviver com grandes artistas como o escultor americano Mel Eduardo, a poeta Negra Jane Cortez, o pintor brasileiro Ricardo Oliveira e um dos pioneiros da cultura contra-americana, Allem Gisberg. Em 1996 o artista voltou para Natal e atualmente coordena o Museu Pinacoteca do Estado.
 
Serviço
Exposição: “Vatenor: Luz – Cor – Cajus - 35 Anos Arteiro Sempre”
Local: Galeria Newton Navarro – Fundação Capitania das Artes - FUNCARTE
Abertura: 05 de novembro
Horas: 19h
Informações: 99818921 / 87336810 (Vatenor)
Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389