Recadastramento do Bolsa Família continua nos 22 postos

O prazo oficial do Governo Federal para recadastramento das famílias beneficiárias no Programa Bolsa Família terminou no último dia 31 de outubro. Das 23 mil famílias natalenses listadas pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), cerca de 11 mil já tiveram seus dados atualizados pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), órgão responsável pelo desenvolvimento do programa no âmbito municipal.

Embora o número de famílias recadastradas no município ainda não esteja confirmado pelo MDS, a expectativa é de que o ministério envie os dados oficiais até o final da primeira quinzena deste mês.

Em virtude do feriado de finados (2/11) e dia do servidor público (3/11), as famílias que ainda não efetuaram o recadastramento poderão continuar a fazê-lo normalmente a partir de hoje (4). A coordenadora do Cadastro Único, Raquel Farias, ressalta que apenas as famílias que não realizarem o recadastramento até janeiro terão o benefício bloqueado e, em fevereiro, caso ainda não tenham atualizado seus dados junto ao MDS, ele será cancelado.

Para evitar que isto aconteça, a Semtas tem trabalhado na mobilização da população através da descentralização do cadastramento e recadastramento das famílias natalenses. Já foram criados 17 novos postos de recadastramento dentro das comunidades onde há maior número de beneficiários do Bolsa Família, como na zona norte e oeste da capital, a fim de aproximar o serviço da população. O número de profissionais envolvidos no programa também saltou de 60 para 200, para atender a demanda. E outras 100 assistentes sociais foram contratadas temporariamente para realizarem visitas domiciliares e alertarem as famílias sobre a importância do recadastramento. De agosto até então, foram realizadas mais de sete mil visitas.

“As famílias que não realizaram o recadastramento dentro do prazo terão seu benefício bloqueado, mas isso não significa a perda, por isso é recomendável que elas procurem um dos 22 postos de recadastramento para atualizar seus dados cadastrais o mais rápido possível”, aconselha a coordenadora do Cadastro Único.

Ela atenta também para a importância da atualização constante dos dados cadastrais das famílias. “Qualquer mudança, por mais simples que pareça, precisa ser avisada. Mudança de endereço, de escola, composição familiar, tudo isso pode comprometer o recebimento do benefício, se não houver atualização de cadastro. É o MDS quem averigua sempre, para se certificar que está tudo regularizado”, afirma a coordenadora.

O Cadastro Único coleta diversas informações sobre famílias em situação de pobreza no município, possibilitando a análise de suas principais necessidades e viabilizando a organização e implementação de programas e serviços socioassistenciais, como é o caso do Bolsa Família. Atualmente, o programa beneficia em Natal mais de 50 mil famílias em situação de pobreza, cuja renda mensal seja de até R$ 140 por pessoa, no caso de famílias com crianças e adolescentes, e R$ 70 por pessoa, no caso de adultos apenas. O benefício varia entre R$22 e R$ 200, dependendo da composição e renda familiar.

Mais informações no Cadastro Único: 3232-9249

*Casa dos Ofícios Oeste
R. Manoel Miranda, N° 1860 – Quintas

*Associação de Moradores