Projeto Tenda do Conto é apresentado no Fórum Humaniza SUS

A secretária municipal de saúde, Ana Tania participou na manhã desta sexta-feira (30) do Fórum Municipal Humaniza SUS no Auditório térreo do Edificio Ducal, sede da SMS.

O encontro que reuniu gestores locais e profissionais da rede de saúde para promover um debate sobre a Humanização do SUS. A manhã teve início  trabalhando o Projeto a Tenda do Conto, experiência premiada no II Seminário Nacional de Humanização realizado em agosto próximo passado em Brasília.

A Tenda do Conto é um espaço para contar estórias de vida e lugar de aprendizado. É uma simulação de sala de estar à moda antiga.

Na tenda de hoje, na mesa coberta com uma colcha de retalhos estavam fotografias antigas, rádios, lampião, poemas, cartas, caixas de madeira, vasos e muitos objetos que remetem ao passado e nos convidam a falar. Discos de vinil decoram a paredes da sala e no centro deles estão registradas algumas frases ditas – pérolas delicadamente colhidas nos encontros anteriores. As cadeiras são postas em roda, mas uma delas em frente da mesa seduz mais intensamente os convidados: uma cadeira de balanço cuidadosamente coberta por uma manta que aquecem os contadores de histórias.

“Esse encontro e uma importante oportunidade de todos estarem se conhecendo. A Tenda do Conto é um espaço acolhedor, de trocas afetivas. Com a Tenda do Conto no Fórum de Humanização temos a certeza que estamos tecendo redes de apoio e solidariedade. Fortes nós que entrelaçam vidas, reduzem distâncias e aprofundam vínculos; aprendizado constante com pessoas que reinventam a vida saindo do anonimato e tornando protagonistas a nos seduzirem com palavras, olhares e gestos. Estas pessoas na mais serão meros colegas ou conhecidos do trabalho”. Declarou Ana Tania.