Natal em Natal: decoração natalina inovadora começa a ser instalada na cidade

Crédito da imagem: D\'Luca

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), está preparando um Natal inesquecível para a cidade. As primeiras das cinco mil novas peças confeccionadas para decorar as árvores e postes centrais nas principais avenidas da capital já começaram a ser instaladas em alguns pontos. A ideia é que tudo esteja pronto até o início de dezembro, quando começam as comemorações de fim de ano.

A aplicação das peças foi iniciada no último sábado (31) e gerou uma grande expectativa por parte da população. Por causa da demanda e da grandiosidade do projeto, os ornamentos serão instalados por fases e toda a iluminação será acionada ao mesmo tempo, quando todos os itens estiverem montados. “As pessoas podem ficar tranquilas porque estamos apenas começando a distribuir os elementos pela cidade e, em breve, todos poderão conhecer a decoração natalina por completo”, assegurou o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos.

Para desenvolver as peças, foi contratado o renomado designer Zeca Zener, potiguar famoso no Brasil e no exterior por assinar o Natal Luz de Gramado, um dos mais belos e iluminados do País. No conceito de decoração para o Natal em Natal, a proposta foi produzir elementos que se destaquem na cidade não só à noite, como também à luz do dia. Por isso, as peças agregam cores, desenhos e personagens que marcarão a decoração natalina na capital potiguar. Outro detalhe explorado pelo designer é a alusão às características tropicais, à cultura nordestina e a religiosidade tão marcante nessa época do ano, aliadas aos principais símbolos do Natal.

Na entrada da cidade, próximo ao Pórtico dos Reis Magos, um túnel de fitas prateadas e um corredor com 50 anjos corneteiros, cada um com oito metros de altura, recepcionarão quem chega a Natal. Além dos novos elementos decorativos, cerca de quatro mil ornamentos de anos anteriores foram restaurados e reestilizados para que novas avenidas que ainda não tinham sido contempladas também possam receber os enfeites natalinos.

A produção e instalação das peças estão sendo realizadas pela empresa Enertec, contratada pela Prefeitura por meio de licitação. Para a execução do projeto Natal em Natal, o orçamento disponível é de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

O projeto de decoração também inclui novos Reis Magos que medem 12 metros de altura cada, a serem instalados no viaduto de Ponta Negra e na Zona Norte, além da árvore de Natal em Mirassol que se manterá com os 126 metros de altura. Todos esses itens seguem a mesma proposta de oferecer uma decoração natalina diurna e noturna.

“A concepção de decoração natalina que a Prefeitura traz esse ano é inovadora e fará jus ao nome da cidade, que foi inaugurada no dia do Natal. Nossa ideia é preparar uma das decorações mais belas do País e fazer com que nossa cidade seja referência nacional”, destacou o secretário João Bastos.